O sistema de telegestão é uma forma eficiente, rápida e inovadora de gerenciar a iluminação pública. Através dele, é possível monitorar e gerenciar individualmente ou um conjunto de luminárias de determinada localidade sem que precise de constante deslocamento, por exemplo.
Com este sistema, há uma série de ações e serviços que a Quantum consegue oferecer para as cidades que atende. A seguir, entenda como funciona a telegestão utilizada pela nossa empresa.
Um sistema de telegestão, ou tele gerenciamento, é desenvolvido a partir de uma conexão de rede sem fio denominada de mesh. Essa rede poderá ter vários dispositivos conectados remotamente para formarem uma única rede compartilhada.
Na prática, o assunto é a iluminação pública, cada poste corresponde a um dispositivo conectado à rede. Porém, para que sejam todos gerenciáveis, é preciso que haja um software de telegestão. Este software permitirá a leitura de dados transmitidos pelo dispositivo, como tensão, corrente, potência da lâmpada, eficiência energética e dentre outras informações.
A telegestão é uma inovação que garante maior qualidade e eficiência para seus usuários, uma vez que permite que a empresa responsável mantenha o monitoramento funcionando 24 horas por dia.
Além disso, por possuir a possibilidade de geração de relatórios de consumo de energia, tensão e medição de corrente possibilita a abertura de ordens de serviço para a manutenção o mais rápido possível.
Mas estes não são os únicos benefícios. Abaixo, mais algumas vantagens que um município terá ao escolher a telegestão para administrar a iluminação pública:
Focada na execução de excelência e agilidade de atendimento, a Quantum Engenharia utiliza o sistema de telegestão em todas as cidades em que atua na iluminação pública. Desta forma, é possível otimizar não só a gestão, bem como a manutenção de cada luminária sempre que necessário.
Por meio da telegestão, a Quantum consegue, por exemplo, gerenciar a intensidade de iluminação, programar a automação de acendimento e desligamento das luminárias, além de garantir o pleno funcionamento dos equipamentos.
No entanto, estas não são as únicas funções ou benefícios que um sistema de telegestão da Quantum pode trazer para os municípios onde é instalado. Esta rede de conexão na iluminação pública é apenas o primeiro passo para cidades que querem se tornar o que é chamado de smart city.
Uma smart city precisa automatizar serviços e a própria infraestrutura da cidade para garantir segurança, comodidade e, sobretudo, conectar a cidade ao cidadão.
A mesh é uma forma de levar o conceito de IoT para as ruas e, assim, garantir maior eficácia, inclusive, na prestação de serviços públicos. Isso porque os dados gerados e fornecidos por essa rede sem fio podem ser enviados para órgãos como bombeiros, hospitais, defesa civil e polícia.
Sem contar que um sistema de telegestão custa menos aos cofres públicos em muitos aspectos. Na instalação das luminárias compatíveis com o sistema, a Quantum opta pelo uso de lâmpadas de LED, que, em média, são 80% mais baratas que as incandescentes.
E não é somente no custo que o LED é a melhor opção para cidades que desejam se readequarem em padrões de qualidade. A iluminação gerada por uma luminária de LED tende a ter um alcance luminoso e luminosidade muito superior a lâmpadas comuns. Garantindo assim, melhores condições para que os cidadãos transitem pelas ruas e estimulando a vida noturna.
Florianópolis, São José, Palhoça, São Francisco do Sul e Blumenau são apenas algumas cidades do estado de Santa Catarina que estão passando por um processo de modernização de seus parques em parceria com a Quantum Engenharia.
Palhoça, inclusive, foi uma das pioneiras no Brasil quando o assunto é parques de iluminação 100% compostos por lâmpadas de LED com sistema de telegestão.
Mas Santa Catarina não é o único estado brasileiro que conta com a atuação do grupo Quantum. Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais são mais alguns exemplos de onde você encontra a telegestão da empresa.
Conheça um pouco mais da nossa história aqui.