Essencial para o desenvolvimento do país, o fornecimento de energia elétrica é uma das principais preocupações de organizações públicas e privadas. Na capital catarinense, a Quantum Engenharia é a empresa responsável atualmente pela modernização do parque de iluminação pública de Florianópolis.
Com contrato inicial de um ano, o projeto compreende, principalmente, a substituição das lâmpadas antigas por novas. Além da manutenção de todo o sistema, que hoje conta com 17,5% do parque com tecnologia LED.
Dessa forma, ruas, praças, além de espaços públicos da capital estão sendo transformados com a instalação de luminárias mais eficientes e modernas. Sendo que, a modernização da iluminação pública de Florianópolis é feita principalmente com tecnologia LED. Equipamento que emite luz branca, que traz ótima percepção das cores, superior às lâmpadas comuns, de luz amarela.
O abastecimento de energia é uma das principais preocupações de organizações públicas e privadas. Principalmente porque uma iluminação pública de qualidade é necessária para que as pessoas possam circular com tranquilidade pelas vias.
Sendo assim, além de oferecer conforto, ela diminui casos de violência nas ruas e contribui para a segurança no trânsito. Isso porque uma boa iluminação melhora o raio de visibilidade e contribui para que o motorista perceba o perigo com antecedência.
Por isso, pensando na segurança das cidades e de seus cidadãos, prefeituras de diversas regiões do Brasil e do mundo investem em iluminação pública de qualidade. Mais precisamente, usam como estratégia, a adoção de um projeto de iluminação em LED, muito mais econômico e eficiente. Assim como está acontecendo na iluminação pública de Florianópolis e de outras cidades da região, como São José e Palhoça.
Outro ponto que vale o destaque é o benefício socioeconômico local. A eficiência na iluminação e segurança pública impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. Traz, por exemplo, maior tranquilidade para os pais com adolescentes que estudam à noite. E ainda encoraja o comerciante a ficar com as portas abertas até mais tarde. Logo, ajuda a movimentar o comércio e o desenvolvimento socioeconômico local.
Entre os projetos que serão desenvolvidos pela Quantum em 2023 na iluminação pública de Florianópolis está a instalação da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz. O principal cartão postal da Ilha da Magia foi reinaugurado em dezembro de 2019.
A nova iluminação será em LED, com tecnologia red green blue (RGB), sem lâmpadas, apenas luminárias e projetores. E, deverá ser entregue em seis meses, conforme o edital.
Serão sete modelos de equipamentos de iluminação (luminárias, projetores e fitas de pontos LED), montados a partir da concepção original da iluminação da ponte. Entretanto, com muito mais recursos tecnológicos do que antes, com possibilidade programar diferentes efeitos estéticos. Como, por exemplo, mudar de cor, intensidade, promover efeitos de luz e sombra.
Além disso, o cartão postal mais fotografado de Santa Catarina também poderá “se vestir” para eventos especiais, como no caso do Outubro Rosa e Novembro Azul. Ou seja, a nova tecnologia permitirá que a ponte seja iluminada com diferentes efeitos em datas comemorativas ou em campanhas de conscientização.
Mas não parar por aí. A Quantum também é responsável pela modernização e iluminação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. Estruturas que dão acesso à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis (SC). E, pela modernização da iluminação pública de Florianópolis na SC 401. Rodovia que dá acesso ao Norte da Ilha de Santa Catarina. No total foram instaladas 728 luminárias, em 359 postes, ao longo dos 12,5 km. Trecho que vai da Avenida da Saudade, no bairro Itacorubi, até o elevado de acesso às praias de Jurerê Internacional, Jurerê e Daniela.
Quando o assunto é iluminação pública, um diferencial importantíssimo das lâmpadas LED é em relação à manutenção e à durabilidade. Ela é bastante resistente e com uma taxa de falha muito baixa. Isso reduz consideravelmente a necessidade de troca e de manutenção. Além disso, a economia dos cofres públicos pode ultrapassar os 50%. Além disso, a tecnologia também traz benefícios ambientais, por ser livre de metais pesados e composta por materiais recicláveis. Outra vantagem também está em ter vida útil prolongada, diminuindo a necessidade de descarte.