Quantum Engenharia, 30 anos: Crescimento e confiança marcam três décadas de história

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 26.05.20

A Quantum Engenharia completa 30 anos em 2020. Ao longo dessas três décadas, a empresa cresceu e se firmou como referência em obras de Engenharia Elétrica, Geração de Energia Solar Fotovoltaica e Gestão de Iluminação Pública de Municípios.

Durante todos esses anos, os avanços tecnológicos evoluíram numa velocidade vertiginosa, e a empresa acompanhou de perto as mudanças e se adequou ao progresso, oferecendo novos serviços e acompanhando essa evolução. A empresa entrou no mercado de iluminação pública, mudando a maneira de realizar essa atividade no Brasil. Novas parcerias foram firmadas, novos serviços são oferecidos e uma nova empresa nasceu: a Quantum Solar.

Com o passar tempo, a empresa passou a atuar em outras áreas, sempre preocupada em responder a demandas do mercado de energia. Atualmente, a Quantum investe sua expertise em três frentes principais de atuação: Energia Solar Fotovoltaica, Iluminação Pública e Subestações de Energia Elétrica até 500Kv.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: ECONOMIA E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

Facilidades no financiamento e redução nos custos para aquisição de micro ou miniusinas de geração de energia fotovoltaicas são algumas das razões do crescimento no setor no Brasil (crescimento, este, que acompanha uma tendência mundial). Aliado a isso, as mudanças nos hábitos de consumo e uma maior consciência ambiental fizeram com que o mercado de energia solar crescesse mais de 86% entre 2018 e 2019, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda segundo a Aneel, o país entrou em 2020 com mais de 145 mil estruturas produzindo a própria energia com a utilização de geração distribuída (GD) fotovoltaica.

A Quantum Engenharia se orgulha de participar ativamente desse crescimento, pois acredita que a energia solar é capaz de transformar o país de maneira sustentável, respeitando os três pilares: econômico, com a redução de gastos com a distribuição energética e, por consequência, da conta de luz do consumidor final; social, com a melhora significativa das condições de vida de famílias e comunidades que vivem no entorno das usinas solares; e ambiental, reduzindo os impactos causados com a geração de energias por meio de hidrelétricas (que demandam a desapropriação e inundação de grandes áreas) ou de termelétricas (altamente poluentes e caras), por exemplo.

“A opção pela energia fotovoltaica por instituições tem muito a contribuir com a expansão do acesso e com a compreensão, por parte do consumidor brasileiro, de que a energia solar é um caminho importante para tornar nosso país uma referência em sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”, afirma Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia.

Veja alguns cases de energia solar da Quantum Engenharia

Conheça a maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Sede da Polícia Federal em Florianópolis investe em energia solar com a tecnologia da Quantum

Prédio da UDESC terá sistema de geração solar da Quantum

APAE do Paraná instala 50 placas fotovoltaicas para geração de energia solar

Madeireira na Grande Florianópolis é exemplo de economia com a utilização de energia solar

Prédio da Prefeitura de Curitiba gera energia solar com projeto executado pela Quantum

ILUMINAÇÃO PÚBLICA: UM MODELO MODERNO DE GESTÃO E SERVIÇOS

A iluminação pública urbana é um elemento determinante para a ocupação de espaços comuns das cidades, pois permite que os locais possam ser frequentados também durante a noite, aumentando a segurança. As prefeituras municipais são responsáveis pela iluminação pública, no entanto, a Aneel permite e regulamenta a terceirização desse serviço. O modelo de terceirização da gestão da iluminação pública traz inúmeras vantagens aos municípios, como a redução de gastos e mais qualidade na prestação nos atendimentos.

A adoção desse modelo de gestão gera economia para tanto para a prefeitura quanto para a população. A melhoria da percepção visual em ruas e avenidas, a valorização do espaço público e a redução da necessidade de manutenção corretiva também são apontadas nas cidades que optam pela terceirização.

Além desses benefícios, as cidades com gestão da iluminação pública realizada pela Quantum contam com tele atendimento gratuito para solicitação de serviços, de manutenção preventiva e corretiva, de cadastramento georreferenciado dos pontos locados em mapas digitais. Além de modernização e ampliação da rede, que melhoram a qualidade da iluminação. O modelo permite a utilização dos recursos públicos em áreas que realmente necessitam. A mudança da iluminação dos municípios para a tecnologia LED e a Tele gestão também estão no portfólio da empresa.

Atualmente, a Quantum Engenharia presta serviços de iluminação pública para os municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Blumenau, Indaial, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Três Barras, Canoinhas, Papanduva e Itainópolis – em Santa Catarina – e Santos – no litoral de São Paulo.

A Quantum está novamente na Vanguarda da Iluminação Publica, assumindo a PPP de Porto Alegre, a primeira PPP de iluminação publica do Brasil modelada pelo BNDES e leiloada na B3 em São Paulo, pelo período de 20 anos, e recentemente assumiu através de PPP o Sistema de iluminação Publica de Palhoça/SC e Ribeirão das Neves/MG.

Terceirização da iluminação pública: vantagens para os municípios

Quantum faz parte do consórcio que obteve a concessão da iluminação pública de Porto Alegre

Itá será o primeiro município de SC a ter iluminação pública 100% LED

Nova iluminação oferece mais segurança e economia para o Porto de Imbituba

SUBESTAÇÕES DE ENERGIA: A FORÇA DAS USINAS PARA UNIDADE CONSUMIDORA

A energia elétrica usada em residências, comércio, hotéis, escolas, hospitais etc., passa por um longo caminho desde a sua produção, na usina. Para que possa ser utilizada para alimentar aparelhos eletrodomésticos, eletroeletrônicos e lâmpadas, é preciso que a energia gerada nas usinas passe por transformadores que equilibram, aumentando ou reduzindo a tensão elétrica.

Para realizar essa transformação, evitando perdas excessivas de energia, é necessária a construção de subestações, que agregam um sistema de proteção e controle, permitindo a transmissão de energia de alta potência da fonte geradora até os centros consumidores.

A Quantum Engenharia participou da construção de algumas importantes subestações de energia (SE), como: SE Maravilha (SC); SE Camboriú (SC); e SE Lagoa dos Ventos (Piauí), no maior parque eólico da América do Sul.

Para saber mais:

Quantum Engenharia faz parte das obras do Parque Eólico Lagoa dos Ventos

O que é e como funciona uma subestação de energia elétrica?

Todas essas obras refletem a missão Quantum Engenharia de trabalhar com qualidade, tecnologia, segurança, valorizando o cliente e colabores e respeitando o meio ambiente.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio