Desenvolver um projeto para captação de energia fotovoltaica envolve diversas etapas desde o orçamento inicial, estudos mais complexos sobre a área disponível para instalação dos painéis e a execução do sistema. Mas mais que compensar o uso de outras fontes de energia, o projeto de energia solar desenvolvido pela Quantum para o Hospital Veterinário de Porto Velho (RO) teve como objetivo garantir que o sistema fotovoltaico fosse responsável por quase a totalidade do consumo. Isso significa garantir a independência energética de fontes convencionais e ter um projeto sustentável.
O Hospital Veterinário é o maior da região Norte do Brasil com 2.500 metros quadrados e é administrado pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca). Até o fim do mês de maio de 2017 os laboratórios, salas de aula, consultórios e clínica já serão abastecidos pela geração fotovoltaica. A expectativa é de que o retorno médio do investimento ocorra em até nove anos.
Outro case industrial de sucesso da Quantum para um projeto de energia solar foi o Dicolore, um centro de distribuição de cosméticos, localizado em Brusque (SC). O projeto conta com 78 módulos de 270 wp e o sistema atende 70% do consumo de energia elétrica com economia anual média de R$ 19.600,00.
A partir do interesse na instalação de painéis fotovoltaicos é realizado um orçamento prévio com base no objetivo de economia de energia e tamanho de área disponível para colocação dos painéis. Isso significa entender o quanto a empresa deseja economizar em energia elétrica convencional e se há espaço para as placas receptoras de irradiação. Com isso o cliente tem uma ideia do quanto deve investir e em quanto tempo deve ter o retorno desse investimento.
Em seguida ocorre um orçamento mais detalhado que envolve estudos de área e irradiação solar da cidade e lugar exato de onde as placas são instaladas. O sistema usado para calcular essa irradiação é o mesmo usado pela Nasa e é extremamente preciso. Por fim, chega a hora da instalação das placas.
A instalação de placas fotovoltaicas representa uma economia de energia e redução de gastos imediatamente após a instalação. Ao longo dos anos essa economia termina por pagar o custo do investimento na instalação dos painéis fotovoltaicos.
Diversificar a matriz energética significa não ficar dependente de apenas uma fonte de energia e reduzir as chances de problemas como falta de luz ou aquecimentos.
Buscar fontes de energia limpa como energia solar e eólica também colabora para a preservação ecológica do planeta. Isso agrega valor para a sua empresa que pode se diferenciar com ações sustentáveis.
Ficou interessado em saber se sua empresa também pode receber um projeto de energia solar, ser mais sustentável e ainda economizar na conta de luz? Veja mais sobre nossos projeto industriais.