Iluminação Pública de Porto Alegre

Iluminação Pública de Porto Alegre Modernizada Pelo Grupo Quantum

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 17.07.23

Desde 2020, o Grupo Quantum, por meio da empresa IP Sul, é responsável pela modernização e telegestão da iluminação pública de Porto Alegre. A parceria estabelecida com a prefeitura da cidade é válida por 20 anos e previa, além da gestão dos postes de iluminação, a troca de 101,5 mil lâmpadas comuns para lâmpadas de LED.

Essa substituição trouxe uma economia de 50% aos cofres públicos e há a possibilidade de aumento da economia de energia em mais 12%. Isso porque a Tim, em parceria com M2M Telemetria e a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (Qualcomm Brasil), anunciou a implementação de uma tecnologia pioneira na América Latina: a telegestão de luminárias utilizando a tecnologia 4G NB-IoT.

Confira a seguir como isso irá funcionar.

Como funciona a tecnologia NB-IoT?

A Narrowband IoT, ou NB-IoT, é um padrão de transmissão de dados desenvolvido para permitir que dispositivos diversos operem em redes de operadoras móveis. Esta tecnologia utiliza sinais de baixa largura de banda para se comunicar dentro das tecnologias GSM e LTE existentes.

Sua criação vai de encontro com uma necessidade pública de oferecer melhores serviços, mais eficientes e mais sustentáveis.

A implementação de smart cities, ou cidades inteligentes, tem como principal objetivo melhorar a prestação de serviços públicos e conectar o cidadão ao espaço urbano. Por exemplo, através da conectividade da Tim e da telegestão inteligente da M2M, com tecnologia Qualcomm® 9205 LTE Modem, é possível monitorar e controlar remotamente todas as luminárias inteligentes do município.

Sendo que essas luminárias não são meros objetos que iluminam determinados pontos da cidades. São capazes também de coletar e armazenar dados que podem ser valiosos não só para a empresa que as gerencia, bem como para os outros setores, como bombeiros, polícia e defesa civil.

Como esta tecnologia está sendo implementada na iluminação pública de Porto Alegre?

Aos poucos, Porto Alegre está sendo reformulado para se tornar uma cidade inteligente. Portanto, é de extrema importância que passe por essa modernização, que será capaz de melhorar, inclusive, a segurança pública.

Para que esta tecnologia passe a funcionar, é necessário que todos os postes sejam readequados da maneira correta. Atualmente, já são cerca de 22 mil luminárias inteligentes instaladas e operantes nas principais ruas de Porto Alegre, totalizando aproximadamente 20% dos pontos de iluminação da cidade. 

Além dos benefícios que a telegestão pode oferecer, como monitoramento remoto, alertas de necessidade de manutenção, controlar o consumo e tensão de energia, medir corrente, também há a localização por GPS. Desta forma, é possível inibir furtos dos equipamentos.

Ainda espera-se que, futuramente, esta tecnologia evolua a ponto de garantir manutenções preventivas e mais seguras em todo o território do município.

Quais são os benefícios da modernização do sistema de iluminação?

Conforme o tempo passa, novas tecnologias vão surgindo e tornando as mais antigas obsoletas por inúmeros motivos. Seja porque são pouco eficientes se comparados aos novos dispositivos ou porque não são sustentáveis.

A modernização dos parques de iluminação tem como focos principais a sustentabilidade e a economia pública. Uma lâmpada de LED possui maior potencial luminoso, gastando menos energia, além de ter uma vida útil muito maior em comparação a lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. 

Logo, a substituição da tecnologia só tem a beneficiar a população e o meio-ambiente, uma vez que uma luminária será energeticamente mais eficiente, com maior durabilidade e necessitando de menos manutenções.

Esta tecnologia só está disponível em Porto Alegre?

Apesar de Porto Alegre ser uma das cidades pioneiras na América Latina, é esperado que, em breve, outras cidades possam desfrutar dos mesmos benefícios. O grupo Quantum é responsável pela telegestão da iluminação pública em várias cidades espalhadas pelo Brasil.

Por exemplo, Palhoça, em Santa Catarina, é uma das primeiras cidades brasileiras a contar com um parque de iluminação constituído por 100% de lâmpadas de LED com sistema de telegestão.

Já Florianópolis contará com iluminação cênica no principal cartão-postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. A tecnologia usada será a mesma do Cristo Redentor e da Torre Eiffel: estrutura em LED red green blue (RGB), sem lâmpadas, apenas luminárias e projetores, com sete modelos de equipamentos de iluminação (luminárias, projetores e fitas de pontos LED). 

Para conhecer outros projetos do portfólio da Quantum Engenharia clique aqui.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio