Energia renovável x Geração de empregos

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 25.10.22

A energia solar fotovoltaica em telhados, fachadas e pequenos terrenos é uma forte locomotiva de crescimento econômico. Sendo assim, esse tipo de energia renovável é um dos poucos setores com potencial geração de empregos de qualidade no Brasil.

Prova disso é que o investimento em energia solar prevê o surgimento de mais de dois milhões de vagas de empregos só no Nordeste para os próximos anos. Atualmente a região é a segunda maior do Brasil em geração de energia renovável, ficando atrás apenas do Sudeste.

De acordo com projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas em 2022 a fonte solar fotovoltaica deverá gerar mais de 357 mil novos empregos. Com isso, até o final do ano o setor pode chegar ao acumulado de mais de 747 mil novas vagas. Sendo que estão distribuídas entre todos os elos produtivos do setor e em todas as regiões do País.  

Ainda segundo avaliação da entidade, os novos investimentos privados no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 50,8 bilhões ainda este ano. Somando, por exemplo, os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados, propriedades rurais, prédios públicos, entre outros) e geração centralizada (grandes usinas solares).

Fortalecimento da energia renovável

O mercado de energia sustentável está em franco crescimento no Brasil e trabalha para acelerar a expansão renovável da matriz elétrica brasileira, a preços competitivos. Dessa forma, o investimento em energia sustentável automaticamente reduz o custo com a luz elétrica, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público. Cenário que beneficia tanto pequenos e médios, quanto grandes consumidores. 

Entretanto, nunca se resume apenas à energia, mas a todo um ecossistema. O investimento em energia renovável gera emprego, gera economia e sustentabilidade. Uma expertise muito bem adotada pela Quantum Engenharia ao longo dos nossos 32 anos de história. 

Atualmente a empresa emprega dezenas de colaboradores responsáveis pela execução dos projetos em solar. Sendo que, entre as especialidades estão engenheiros e especialistas em segurança do trabalho, por exemplo. Todos capacitados e treinados para oferecer as melhores soluções em micro e mini geração fotovoltaicas para comércios, indústrias, órgãos públicos e cooperativas com capacidade de geração de até 5 MW. Bem como de usinas de maior porte.

Quantum: energia solar 

Com a matriz em São José, a empresa tem capacidade para atender em qualquer região do país, além de Santa Catarina, onde já atuou em pelo menos 30 projetos. Na área de solar executou projetos como a Usina de Tacaratu (PE), com instalação de 35.416 módulos totalizando 11,15 Mwp. Assim como o projeto da empresa Blukit, em Blumenau (SC), composto por 2.202 módulos fotovoltaicos, 870 kWp. Considerada a maior usina solar de telhado em Santa Catarina na categoria geração distribuída junto à carga.

Entre os trabalhos mais recentes, a Quantum vem desenvolvendo as Usinas Aurora, na cidade de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo. Um importante projeto para a expansão dos negócios na área de geração de energia solar. A usina vai gerar energia suficiente para atender o consumo anual de 2000 residências. E toda essa produção será utilizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Meio Ambiente (IDEMA), que já assinou contrato de locação pelos próximos 20 anos. 

Sendo assim, a entidade pretende distribuir, entre seus associados, a energia solar gerada pelas quatro unidades da Aurora. E, assim, as empresas filiadas ao instituto poderão utilizar os créditos de energia limpa para compensar os gastos com energia elétrica. 

Além disso, a Quantum participa também do Consórcio Sol da Saúde, uma PPP com a prefeitura de São Paulo, que prevê a instalação de energia solar em 80 unidades básicas de saúde da cidade.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio