fbpx

Saiba o que é energia regenerativa e como a energia solar fotovoltaica faz parte dessa tendência pós-pandemia

24/11/2020

Saiba o que é energia regenerativa e como a energia solar fotovoltaica faz parte dessa tendência pós-pandemia


Escrito
por Quantum

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe mudanças globais de comportamento, entre elas, algumas que deverão se tornar modelos de agora em diante. A maneira como extraímos e utilizamos os recursos naturais e como produzimos e o modo como consumimos e o que consumimos também foram afetados e vêm passando por mudanças significativas. Na verdade, 2020 tem sido uma espécie de acelerador de algumas tendências que já estavam em curso. O modelo de economia regenerativa é um desses exemplos. O conceito existe há alguns anos e, há uma década, vem se solidificando como uma forma sustentável de produção e de reverter o colapso ambiental. 

Com a pandemia, cada vez mais pessoas têm optado por consumir produtos e serviços de empresas com propósitos e práticas sustentáveis e, nesse sentido, a economia regenerativa surge com força.  

O QUE É ECONOMIA REGENARATIVA?

Economia regenerativa é um modelo de negócio que tem como pontos principais a renovação e a reutilização de recursos. Segundo essa lógica, devem ser priorizados os processos que utilizem o mínimo ou nenhum recurso não renovável e que causem o menor impacto possível no meio ambiente e, consequentemente, na sociedade. 

Nesse modelo, o trabalho é mais colaborativo e menos setorizado, e o ganho em coletividade deve ser priorizado em toda cadeia produtiva (fornecedor, produtor, consumidor e descarte). 

COMO A ECONOMIA REGENERATIVA PODE SER UM DIFERENCIAL PARA EMPRESAS?

No mundo dos negócios, a sustentabilidade tem um importante papel crítico na aceleração de mudanças transformacionais, pois se pauta em três pilares determinantes para a quem deseja se inserir no mercado, se manter competitivo e ampliar a atuação: demandas ambientais, sociais e econômicas. 

Como já comentamos, as pessoas estão cada vez mais atentas ao que consomem e mais atentos às políticas praticadas pelas empresas, preferindo comprar de marcas alinhadas com o conceito da sustentabilidade. Segundo o Mapa de Negócios de Impacto Social+Ambiental (2019), realizado pela Pipe. Social, o crescimento das tecnologias verdes nos negócios que olham para a sustentabilidade foi de 46% no último ano. 

Por essa razão, a economia regenerativa deve fazer parte das estratégias de negócios de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou da área de atuação.

COMO ADOTAR A ECONOMIA REGENERATIVA EM UMA EMPRESA? 

Há inúmeras maneiras de tornar os processos de uma empresa mais ecologicamente adequados, criando condições de um desenvolvimento compartilhado. 

Desde práticas diárias simples, como a redução do consumo de papéis e plástico, até adaptações em escritórios ou fábricas, com a instalação de coletores de água da chuva e painéis solares fotovoltaicos para a geração própria de energia elétrica. 

Além de ser de fácil instalação, de não requerer manutenção e de gerar economia de até 90% na conta de luz, a opção pela energia solar fotovoltaica é um diferencial de mercado, uma vantagem competitiva para a empresa que agrega valor à marca, pois demonstra uma preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e com o futuro do planeta. Todos esses propósitos são altamente valorizados pelos consumidores e tendem a definir a escolha por uma ou outra marca. 

Para saber mais:

O que é pegada de carbono? Saiba como sua empresa pode reduzir o impacto que causa ao meio ambiente

A importância do pensamento sustentável na retomada econômica pós-pandemia

Conheça os benefícios da energia solar para empresas

O aumento da população mundial exige hábitos de consumo mais sustentáveis: Como o crescimento da energia solar reflete os novos comportamentos

Benefícios da energia solar para empresas: Instalação de painéis solares nos telhados pode gerar até 90% de economia