Trabalhos sociais se tornaram uma tendência nas empresas

Trabalhos sociais se tornaram uma tendência nas empresas

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 18.05.22

Você já reparou que as atividades empresariais deixaram de ter uma representatividade meramente econômica? Atualmente, para que negócios dos mais variados segmentos e portes deem certo, é preciso ir muito além da oferta de bons produtos ou serviços. Cuidar do público interno e externo da organização e inserir trabalhos sociais na sua atuação se tornou fundamental para o sucesso. 

É aí que entra a importância do envolvimento da empresa com questões como sustentabilidade e o bem-estar da comunidade onde está inserida. Principalmente, porque elas são permanentemente avaliadas como organizações que têm responsabilidade social e devem prezar por uma participação ativa no desenvolvimento da região onde estão instaladas. 

Assim, o investimento em trabalhos sociais se alinha a uma política mais humanizada. Ou seja, se refere ao conjunto de iniciativas e práticas que manifestam o comprometimento da organização com o desenvolvimento do em torno. E tudo isso através de um comportamento ético, transparente e voltado para o social, incluindo a preservação do meio ambiente, redução de desigualdades e respeito à diversidade.

As ações sociais de uma empresa representam o S, de Social, do termo em inglês ESG – Environmental, Social and Governance. A sigla corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Sendo que, estas passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.

De acordo com especialistas, o entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. E, atuar de acordo com estes padrões amplia a competitividade, seja no mercado interno ou no externo. Além de indicar solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.

Responsabilidade socioambiental faz parte dos trabalhos sociais da Quantum

A Quantum tem sua história pautada principalmente pelo desafio de promover o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. E um bom exemplo disso é que na sede do Grupo, em São José, a preocupação com o meio ambiente motivou a criação de uma Central de Resíduos. Local para o armazenamento e separação dos resíduos gerados durante a rotina da empresa. O processo segue as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso evita que os materiais descartados causem qualquer impacto ambiental negativo. 

Dessa forma, a empresa também tem especial atenção com o descarte de lâmpadas, luminárias e reatores, materiais perigosos que precisam ser descontaminados antes da destinação final. Já o material que pode ser reciclado, sem tratamento prévio, ganha outro destino. Papel, papelão, metal e plástico vão para a Associação de Coletores e Triadores de Florianópolis, sendo que o valor das vendas para as indústrias de reciclagem contribui com a renda das famílias envolvidas. 

Posicionamento que se reflete em trabalhos sociais de outras parcerias da empresa. Em Minas Gerais, por exemplo, a IP Minas tem contribuído com a economia de Ribeirão das Neves. Desde o início do projeto, em 2009, as doações das antigas luminárias estão transformando a vida de 11 famílias da cidade mineira. E isso acontece porque as luminárias de alumínio recebem uma destinação correta e social, com o envio para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Coomarrin), formada por famílias de baixa renda.

Já em Palhoça (SC), a QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços na cidade, investiu pesado no sistema de logística reversa. Com 100% do seu parque em LED, uma das maiores preocupações durante todo o processo de modernização foi com a responsabilidade ecológica no descarte das luminárias. Assim, além de trazer uma tecnologia limpa, a Qluz encaminhou todas as lâmpadas convencionais para uma empresa especializada em descontaminação.

Pacto Global e ESG

O compromisso com a iluminação pública de qualidade também levou a Quantum a ingressar, no fim de 2021, na Rede Brasil do Pacto Global. Iniciativa da Nações Unidas (ONU), para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Mas não para por aí. O grupo também patrocina o Selo Social em Palhoça. Uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade empresarial na promoção de decisões socioambientais responsáveis e moralmente corretas. Esta ação está diretamente relacionada às iniciativas de ESG que a Quantum vem implementando em suas operações e que vem crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio