fbpx

Trabalhos sociais se tornaram uma tendência nas empresas

Trabalhos sociais se tornaram uma tendência nas empresas

18/05/2022

Trabalhos sociais se tornaram uma tendência nas empresas


Escrito
por Quantum

Você já reparou que as atividades empresariais deixaram de ter uma representatividade meramente econômica? Atualmente, para que negócios dos mais variados segmentos e portes deem certo, é preciso ir muito além da oferta de bons produtos ou serviços. Cuidar do público interno e externo da organização e inserir trabalhos sociais na sua atuação se tornou fundamental para o sucesso. 

É aí que entra a importância do envolvimento da empresa com questões como sustentabilidade e o bem-estar da comunidade onde está inserida. Principalmente, porque elas são permanentemente avaliadas como organizações que têm responsabilidade social e devem prezar por uma participação ativa no desenvolvimento da região onde estão instaladas. 

Assim, o investimento em trabalhos sociais se alinha a uma política mais humanizada. Ou seja, se refere ao conjunto de iniciativas e práticas que manifestam o comprometimento da organização com o desenvolvimento do em torno. E tudo isso através de um comportamento ético, transparente e voltado para o social, incluindo a preservação do meio ambiente, redução de desigualdades e respeito à diversidade.

As ações sociais de uma empresa representam o S, de Social, do termo em inglês ESG – Environmental, Social and Governance. A sigla corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Sendo que, estas passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.

De acordo com especialistas, o entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. E, atuar de acordo com estes padrões amplia a competitividade, seja no mercado interno ou no externo. Além de indicar solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.

Responsabilidade socioambiental faz parte dos trabalhos sociais da Quantum

A Quantum tem sua história pautada principalmente pelo desafio de promover o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. E um bom exemplo disso é que na sede do Grupo, em São José, a preocupação com o meio ambiente motivou a criação de uma Central de Resíduos. Local para o armazenamento e separação dos resíduos gerados durante a rotina da empresa. O processo segue as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso evita que os materiais descartados causem qualquer impacto ambiental negativo. 

Dessa forma, a empresa também tem especial atenção com o descarte de lâmpadas, luminárias e reatores, materiais perigosos que precisam ser descontaminados antes da destinação final. Já o material que pode ser reciclado, sem tratamento prévio, ganha outro destino. Papel, papelão, metal e plástico vão para a Associação de Coletores e Triadores de Florianópolis, sendo que o valor das vendas para as indústrias de reciclagem contribui com a renda das famílias envolvidas. 

Posicionamento que se reflete em trabalhos sociais de outras parcerias da empresa. Em Minas Gerais, por exemplo, a IP Minas tem contribuído com a economia de Ribeirão das Neves. Desde o início do projeto, em 2009, as doações das antigas luminárias estão transformando a vida de 11 famílias da cidade mineira. E isso acontece porque as luminárias de alumínio recebem uma destinação correta e social, com o envio para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (Coomarrin), formada por famílias de baixa renda.

Já em Palhoça (SC), a QLuz, concessionária responsável pela execução dos serviços na cidade, investiu pesado no sistema de logística reversa. Com 100% do seu parque em LED, uma das maiores preocupações durante todo o processo de modernização foi com a responsabilidade ecológica no descarte das luminárias. Assim, além de trazer uma tecnologia limpa, a Qluz encaminhou todas as lâmpadas convencionais para uma empresa especializada em descontaminação.

Pacto Global e ESG

O compromisso com a iluminação pública de qualidade também levou a Quantum a ingressar, no fim de 2021, na Rede Brasil do Pacto Global. Iniciativa da Nações Unidas (ONU), para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Mas não para por aí. O grupo também patrocina o Selo Social em Palhoça. Uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade empresarial na promoção de decisões socioambientais responsáveis e moralmente corretas. Esta ação está diretamente relacionada às iniciativas de ESG que a Quantum vem implementando em suas operações e que vem crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios.