Terceirização da iluminação pública: um modelo bem-sucedido

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 26.08.15

Uma alternativa que vem se consolidando na iluminação pública de cidades brasileiras é a contratação, por parte dos municípios, de empresas especializadas em gestão integral dos serviços. O objetivo desse modelo é a execução ordenada, planejada e controlada do conjunto de atividades voltadas para o adequado funcionamento de tal setor.

Nas cidades que adotam esse modelo de gestão, percebeu-se a redução do consumo de energia elétrica de grande parte dos pontos de iluminação pública, gerando economia para tanto para a prefeitura quanto para a população. Além disso, a melhoria da percepção visual em inúmeras ruas, a valorização do espaço público e a redução de manutenção corretiva, graças à qualidade dos serviços prestados, também podem ser notados. Essas realizações devem ser atribuídas à arrecadação da Taxa Cosip (Contribuição de Custeio de Serviço de Iluminação Pública), tarifa embutida na conta de luz. Toda a arrecadação dessa taxa é, obrigatoriamente, revertida para modernização e manutenção da iluminação pública, oferecendo ótimo custo/benefício e segurança à população.

A Quantum atua em algumas cidades, como Santa Maria (RS), Três Barras (SC) e Antônio Olinto (PR), e com o consórcio SQE Luz em Florianópolis, São José e Joinville, entre outros municípios. A gestão e a operação da iluminação pública abrangem desde a troca de lâmpadas queimadas até a instalação de novas redes de iluminação.

É importante dizer que a gestão terceirizada da iluminação pública permite o gerenciamento informatizado do setor e tem seus dados disponibilizados em tempo real via internet. Há, ainda, o teleatendimento gratuito para solicitação de serviços, manutenção preventiva e corretiva, cadastramento georreferenciado dos pontos locados em mapas digitais, além de modernização e ampliação da rede, oferecendo segurança e conforto para os munícipes, com melhoria na qualidade da iluminação; utilização dos recursos públicos em áreas que realmente necessitam; destinação adequada de materiais prejudiciais ao meio ambiente e utilização de luminárias LED, mais econômicas e sustentáveis; modernização do serviço na cidade e melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio