Mesmo que ainda boa parte dos pontos de iluminação pública brasileira seja composta por lâmpadas poluentes, as Prefeituras têm investido em tecnologia e na modernização dos seus parques. Ainda mais que, o uso de LED permite aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto.
Em Santa Catarina, por exemplo, cidades como Florianópolis, São José, São Francisco, Joinville, Blumenau e Indaial têm investido na troca de suas lâmpadas de vapor metálico por modelos com tecnologia LED. E Palhoça já concluiu 100% da sua modernização. Cuidado que torna o sistema mais sustentável e traz benefícios tanto para o meio ambiente, quanto para os cofres públicos.
Além disso, as mudanças proporcionam o embelezamento da cidade e um maior conforto visual. Principalmente porque enquanto as lâmpadas antigas emitem luz amarelada com índice de 20% de reprodução das cores, as de LED entregam índice acima de 70% e luz branca. O que estimula a vida noturna, o esporte, o comércio e o turismo.
Outra vantagem é a economia gerada pelo uso das lâmpadas em LED. Elas consomem cerca de 60% a menos de energia e têm uma vida útil superior. Ou seja, podem durar mais que o dobro do tempo de uma lâmpada de sódio. Podendo chegar a mais de 11 anos de uso sem a necessidade de troca.
As lâmpadas de LED também suportam melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos externos. Dessa forma, a necessidade de manutenção é bem menor do que no sistema antigo, o que também gera economia financeira ao município.
Ambientalmente falando, as lâmpadas de LED não contêm metais pesados como as lâmpadas convencionais. E, por serem mais eficientes, elas ajudam a reduzir o consumo de energia e a incidência de manutenção. Porém, a mudança em massa para essa nova tecnologia gera a necessidade de um mapeamento de todo o processo para gestão dos resíduos.
Por isso a importância da logística reversa utilizada pelas empresas. O objetivo dessa prática é recuperar valor em produtos e materiais descartados, trazendo-os de volta ao ciclo produtivo para o reuso, reciclagem, redução ou até mesmo descontaminação. Aplicando assim a destinação final dos resíduos de maneira segura e ambientalmente correta.
Só que para isso, os municípios precisam contratar empresas especializadas para descontaminação das lâmpadas da iluminação pública ao fim da vida útil. Medida que garante que o material não será descartado em lixões ou aterros sanitários.
Um sistema de iluminação pública realmente eficiente é alcançado a partir da modernização da rede com tecnologia de ponta (LED) e do planejamento competente de manutenção. Isso inclui um esquema permanente de rondas, bons canais de comunicação com os usuários e os mecanismos de telegestão. Medidas que, além de permitir o gerenciamento remoto do sistema, ligam de fato o setor às chamadas smart cities.
O sistema de telegestão permite o controle de parques de iluminação de forma remota e em tempo real. Com isso, é possível programar o funcionamento das luminárias no exato momento ou por agendamento de horários, identificar ocorrências de falhas elétricas e lâmpadas queimadas. Além de permitir a regulagem da intensidade da luz, gerando economia de energia. Mas não para por aí. A ferramenta viabiliza ainda o monitoramento de tensão e corrente e prevê manutenções com base na coleta de dados. É a porta de entrada para otimizar serviços e infraestrutura pública e conectá-los com as pessoas.
Referência nacional em gestão da iluminação pública, a Quantum Engenharia gerencia sistemas e executa obras para grandes cidades do Brasil. Desde os serviços de call center para atendimento ao cidadão até projetos e serviços para a iluminação de logradouros. Sempre visando a valorização urbana, a segurança e o georreferenciamento do parque para o controle do patrimônio público. Um trabalho focado na excelência e agilidade no atendimento.
Entre os projetos de destaque já desenvolvidos pela empresa está a iluminação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis. Sendo que a Quantum também é a responsável pela iluminação pública de São José, a quarta maior cidade de Santa Catarina.
Clique aqui para conhecer um pouco mais da nossa história e do nosso trabalho!