Sustentabilidade como posicionamento no mundo dos negócios

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 27.01.22

Em um mundo marcado pelo consumismo, que gera um aumento desenfreado da produção de lixo, investir em sustentabilidade é um ato de respeito. Tanto com as pessoas, quanto com o meio ambiente. Ainda mais que esse modelo do desperdício e do desgaste dos recursos naturais está com o prazo de validade prestes a vencer. E uma boa alternativa está em unificar as pontas da cadeia de geração e consumo de bens. 

A chamada economia circular tem a capacidade de revolucionar toda a economia, com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Assim, os recursos naturais são empregados com consciência, o que possibilita o desenvolvimento sem causar muitos danos. 

Neste cenário, a reciclagem se torna um dos melhores processos de reaproveitamento destes materiais que diariamente vão parar no lixo, de forma a reintroduzi-los no ciclo produtivo. E, assim, ela contribui para economia, motivando as empresas a usarem desse sistema para redução de custos no processo produtivo. Assim como, ao mesmo tempo, contribuem para a preservação do meio ambiente.

Por isso, tomar decisões socialmente responsáveis e moralmente corretas é uma tendência que vem crescendo no mundo dos negócios. E que tem no sistema ESG (Environmental, Social and Governance) uma estratégia de crescimento e fortalecimento para as empresas que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Quem já investe 

Na sede do Grupo Quantum, em São José, na Grande Florianópolis, a preocupação com o meio ambiente motivou a criação de uma Central de Resíduos. No local são armazenados e separados, de forma adequada, resíduos gerados durante a rotina da empresa. O processo segue as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso evita que os materiais descartados causem qualquer tipo de impacto ambiental negativo. 

Com foco em iluminação pública e energia solar, a Quantum atua há 30 anos no setor elétrico. E tem especial atenção com o descarte de lâmpadas, luminárias e reatores, materiais perigosos que precisam ser descontaminados antes da destinação final. Depois de ficarem armazenados na Central de Resíduos, os resíduos ganham um destino adequado, sob responsabilidade de uma empresa especializada e licenciada para esse trabalho. 

Já o material que pode ser reciclado, sem tratamento prévio, vai para doação e ganha um destino especial. Todo o papel, papelão, metal e plástico vão para a Associação de Coletores e Triadores de Florianópolis. Uma entidade sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos no processamento e comercialização de resíduos secos. O valor das vendas para as indústrias de reciclagem contribui com a renda das famílias envolvidas. 

“Na Quantum não atuamos pensando somente em atender as legislações pertinentes ao nosso negócio. Mas também focando no desenvolvimento sustentável, uso consciente dos recursos e reaproveitamento, agregando valor a resíduos que seriam descartados. Além disso, realizando a doação destes materiais recicláveis a entidades sem fins lucrativos, contribuímos de alguma forma, no âmbito social, dentro da comunidade em que atuamos”, destaca Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio