Como calcular o ROI

ROI: Retorno sobre Investimento com Energia Solar

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 26.12.22

Você já deve ter ouvido falar sobre o Retorno sobre Investimento, o ROI. Esse cálculo é dado em porcentagem e trata-se do quão rentável é o sistema fotovoltaico instalado em seu imóvel durante o ano. 

Diferentemente do conceito de payback, que tem a ver com o cálculo do tempo necessário para que o sistema esteja totalmente quitado. E, assim, você perceba a economia ainda maior em sua conta.

Ao fazer o cálculo do ROI, você pode concluir, por exemplo, o retorno anual médio que a tecnologia tem gerado. Sendo que para ter esse resultado é preciso dividir o valor poupado pelo montante investido e multiplicar por 100.

Como todo investimento, o sistema de energia solar vai apresentar uma lucratividade ao longo da sua vida útil. Ainda mais agora, que estão mais acessíveis. 

O tempo de retorno do investimento de um sistema fotovoltaico residencial no Brasil é de aproximadamente quatro anos. Ou seja, depois desse tempo, com a economia de energia elétrica proporcionada pelo sistema solar, você recupera todo o valor investido.

Alguns fatores que impactam no retorno do investimento

Tarifa de energia elétrica: Diferentes concessionárias são responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica no Brasil e isso faz com que a tarifa não seja fixa. Podendo o valor do kWh (quilowatt-hora) variar entre R$ 0,40 e R$ 1,15, dependendo da sua região. 

Inflação energética: Este é um valor negociado entre a Aneel e as concessionárias de energia, que vem descontado na tarifa ao longo do ano e que pode chegar a 8%. Por isso, instalar um sistema solar fotovoltaico em sua empresa ou residência é um seguro contra a inflação energética. Principalmente porque ao gerar a sua própria energia, não importa mais que essa tarifa energética suba, nada se altera na parcela da conta de luz que você gera. 

Bandeiras tarifárias: Neste item, o que tem mais peso é a ocorrência de bandeira amarela e vermelha. Ou seja, uma tarifa energética mais cara. Dessa forma seu retorno será mais rápido, pois você não paga essa taxa ao optar pela energia solar.

Potência do seu sistema de energia solar: Quanto maior a potência do sistema instalado, mais você economiza e mais rápido será o seu retorno. Sendo assim, quanto maior um sistema fotovoltaico, menor é o seu custo por Watt.

Ganho patrimonial: Além do retorno financeiro gerado pela economia, ainda há a valorização patrimonial do imóvel. E isso paga com folga o custo do sistema fotovoltaico. 

Vantagens dos sistemas de energia fotovoltaica

  • Preservação do meio ambiente diante da redução do uso das fontes convencionais (energia hidráulica, gás natural, carvão mineral, derivados do petróleo, energia nuclear);
  • Redução nas emissões de gases que geram o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Além disso, não agridem o meio ambiente, seja na sua instalação ou utilização;
  • Redução de até 90% nas contas de energia elétrica;
  • ROI médio de quatro anos, sendo o sistema projetado para gerar energia por 25 anos ou mais;
  • Baixa manutenção (basicamente limpeza e serviços preventivos, duas a três vezes ao ano).

Referência em solar

A energia solar fotovoltaica é considerada um excelente investimento para pessoas e empresas que desejam explorar o sol como fonte de energia limpa. E a Quantum é referência no país na oferta de soluções completas em energia solar para micro e mini geração fotovoltaicas. São projetos para comércios, indústrias, órgãos públicos e cooperativas com capacidade de geração de até 5 MW, bem como de usinas de maior porte.

Entre os projetos mais recentes, temos a entrega da Usina Geração, em Biguaçu, e do projeto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O prédio passou a contar com a própria geração de energia, através da instalação de 636 módulos fotovoltaicos, de 400 Wp cada um.

Além disso, ainda temos a construção das Usinas Aurora, na cidade de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo. E a Quantum também participa do Consórcio Sol da Saúde. Uma PPP firmada em parceria com a prefeitura de São Paulo, que prevê a instalação de energia solar em 80 unidades básicas de saúde da cidade.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio