Por mais preocupada com questões sociais e ambientais que seja uma empresa, suas ações são pautadas em lucro, como o retorno dos investimentos (Return On Investment – ROI), índice fundamental para os negócios, que corresponde à relação entre o capital investido em um projeto e o retorno de capital conseguido com ele. O ROI é um indicativo econômico bastante completo porque considera os investimentos ao longo de uma operação, e não somente os valores iniciais. O ROI é calculado pela fórmula:
Usando essa fórmula como balizadora, empresas que optam utilizar a energia solar com a instalação de painéis fotovoltaicos têm até 95% da geração de sua energia. Os números não são fixos, pois dependem de variáveis que se diferem de acordo com os seguintes fatores:
– Tempo de incidência solar;
– Valor médio da tarifa de energia;
– Variação da taxa de energia ao longo dos anos (inflação);
– Comparação do ROI de energia solar com as demais modalidades de geração de energia do mercado;
– Potência do sistema instalado;
– Demanda de energia;
– Aumento do valor do imóvel com a instalação do sistema de energia solar.
Ganho patrimonial (aumento no valor do imóvel após a instalação).
Considerando média da vida útil dos equipamentos fotovoltaicos (30 anos, mais ou menos), a empresa terá mais de 20 anos de energia limpa praticamente gratuita.
[Veja como empresas que optaram por energia solar estão economizando na conta de luz.]