De acordo com uma pesquisa realizada em nove países (Brasil, Equador, México, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, França, Índia e Alemanha), encomendada pela União para o BioComércio Ético (UEBT), 89% da população brasileira prioriza o consumo de produtos de empresas sustentáveis, que adotam boas práticas de uso de insumos naturais. Dos entrevistados, 79% declararam se interessar pela procedência das matérias-primas produtos que consomem, e 92% preferem consumir de empresas que adotam políticas de respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.
Com esses dados, pode-se afirmar que empresas que desejam se manter bem posicionadas no mercado e em crescimento devem se ater às responsabilidades ambientais e manter práticas sustentáveis em suas atividades diárias internas de modo a contemplar a comunidade do seu entorno, o mercado em que atua e o meio ambiente.
Ou seja, para o mercado, ter responsabilidade ambiental empresarial é uma maneira eficiente de colocar a marca no topo. Por isso, desde o início do século 21, algumas das corporações mais importantes do mundo vêm assumindo nova postura com relação ao lucro, antes focado somente nos ganhos imediatos, e passando a considerar também o lucro sustentável, tendo como propósito o engajamento social e ambiental.
Algumas estratégias de responsabilidade ambiental corporativa podem ser colocadas em prática nos mais diferentes níveis de atividade de uma empresa. Desde a compra de insumos até o descarte do produto – ou resíduo do produto – pelo consumidor final. Para pautar as atividades nos conceitos da responsabilidade ambiental, a empresa deve traçar um plano de ação que contemple uma análise do cenário: conhecer seus concorrentes e seus clientes, pensar em atitudes que a diferencie no mercado e colocar metas para curto, médio e longo prazo. Em seguida, é preciso buscar parceiros que também atuem com base nos pilares da sustentabilidade, para, então, adotar processos de produção que causem menor impacto ambiental possível.
É possível aplicar no dia a dia algumas medidas simples que farão grande diferença com o passar dos anos. O ideal é oferecer treinamentos à equipe e fazer campanhas internas para que todos adotem estas atitudes sustentáveis:
– Utilizar de maneira consciente os insumos durante a produção;
– Reduzir a quantidade de água utilizada nos processos produtivos;
– Identificar e controlar vazamentos de água e escape de energia elétrica;
– Reutilizar a água sempre que possível;
– Valorizar o uso de luz natural, evitando o desperdício de energia elétrica;
– Evitar o uso de copos e outros utensílios descartáveis;
– Trocar lâmpadas comuns por modelos de LED;
– Substituir equipamentos antigos por modelos mais eficientes;
– Realizar a manutenção de equipamentos;
– Evitar vazamentos de gases poluentes;
– Tratar efluentes;
– Destinar corretamente rejeitos e resíduos sólidos;
– Padronizar processos de produção;
– Reduzir o uso de embalagens;
– Educar seus clientes sobre consumo consciente.
A opção pela energia solar – geração própria de energia por meio de painéis fotovoltaicos – é um diferencial para empresas que desejam crescer de maneira sustentável. Os módulos fotovoltaicos podem produzir até 100% da energia exigida em uma unidade consumidora, gerando economia de até 95% na conta de luz, o que reduz os custos para manter o equipamento. Além disso, não emitem poluentes para o meio ambiente.
Com ética, consciência e responsabilidade ambiental, é possível gerir uma empresa que traga lucro sustentável sem descuidar do futuro do planeta.