fbpx

Quantum Engenharia 30 Anos: Uma história de qualidade nos serviços, respeito aos clientes, e crescimento sustentável

01/07/2020

Quantum Engenharia 30 Anos: Uma história de qualidade nos serviços, respeito aos clientes, e crescimento sustentável


Escrito
por Quantum

Do início modesto, em uma garagem, a uma marca consolidada no mercado e referência em energia solar fotovoltaica, subestações e iluminação pública, passaram-se 30 anos. Nesse período, a Quantum Engenharia se tornou sinônimo de confiança, crescimento sustentado, valorização dos colaboradores, segurança no trabalho e respeito ao meio ambiente.

Neste mês, em que comemora três décadas de história, serão publicados conteúdos para mostrar o caminho traçado até aqui e falar do que a empresa espera do futuro e como pretende contribuir para a formação de um mundo mais sustentável.

QUANTUM ENGENHARIA . O COMEÇO: A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO

A história da Quantum Engenharia começou em 1980, com a chegada de seu fundador, Gilberto Vieira Filho a Florianópolis (vindo de Criciúma), para cursar engenharia elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aos poucos, Gilberto foi colocando em prática o seu sonho maior: criar uma empresa e gerar empregos.

Durante a faculdade, a vocação empreendedora de Gilberto cresceu. Ele não se via na engrenagem de uma grande empresa, participando apenas de uma etapa do trabalho. Seu desejo era projetar, executar e entregar obras prontas.

Assim surgiu a ideia de aliar a engenharia a uma empresa própria: a Quantum, que teve como primeira sede a garagem da casa de seu ex-sócio, em São José.

Eram tempos de recessão em que não havia grande capital de investimento disponível no mercado e, para se destacar, era preciso muito trabalho e dedicação exclusiva. Não raramente, a jornada de trabalho de Gilberto e seu sócio chegava a 14 horas por dia.

MUITO TRABALHO E CORAGEM PARA CRESCER

Nos dois primeiros anos, a Quantum Engenharia teve um crescimento importante e logo precisou mudar de sede para abrigar seus 48 colaboradores diretos e terceirizados.

Os serviços prestados pela empresa nos anos iniciais eram de medição para aterramento de para-raios e instalações elétricas para residências. Logo em seguida, 1996 – três anos após abrir sua primeira filial (em Canoinhas) –, com a assinatura de um contrato de prestação de serviço para a Celesc, a Quantum entrou em uma nova fase.

Os anos 2000 começaram com a expansão e a consolidação dos serviços de iluminação pública prestados em municípios catarinenses. 2003, a Quantum participou da criação do Consórcio SQE Luz.

Atualmente, é uma das empresas mais especializadas em gestão integral da iluminação pública de grandes municípios do Brasil, alcançando índices de qualidade equivalentes aos de grandes cidades do mundo.

Em 2012, a Quantum passou a projetar o futuro da empresa com o planejamento e a construção de usinas sustentáveis de energia solar. Entrando, definitivamente, para o ramo de obras de grande porte, sendo responsável por projetos como a maior usina solar em telhado de Santa Catarina.

Mais recentemente, a empresa vem se firmando, também, no setor de subestações para concessionárias de energia elétrica e empreendimentos. As subestações são um sistema para aumentar ou diminuir a tensão elétrica  na fonte geradora e próximo as unidades consumidoras.

RECONHECIMENTO: VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PRESTADOS COLOCAM A QUANTUM EM LUGAR DE DESTAQUE NO MERCADO BRASILEIRO

Os princípios essenciais da Quantum são observados no dia a dia, começando pela valorização, bem-estar e pela realização profissional e social de seus funcionários, parceiros e fornecedores.

Para chegar até aqui, nestes 30 anos, a Quantum investiu na especialização dos seus serviços e na inauguração de filiais estrategicamente distribuídas; na compra de equipamentos de ponta; em parcerias internacionais; e no aperfeiçoamento dos colaboradores, com a finalidade de manter e elevar o nível de qualidade das obras e serviços e o atendimento aos clientes.

A Quantum chegou ao que é hoje pelo comprometimento de todos, principalmente devido a duas décadas de dedicação da cúpula administrativa. Quantum significa, na física, uma quantidade indivisível de energia capaz de modificar a órbita de um elétron. Energia que representa com maestria a coesão do grupo que opera a empresa trabalhando pelo crescimento pessoal e coletivo.