fbpx

Quantum Engenharia 30 Anos – Subestações de energia e gestão de IP: Investimentos que trazem mais segurança e tranquilidade no dia a dia das cidades

06/07/2020

Quantum Engenharia 30 Anos – Subestações de energia e gestão de IP: Investimentos que trazem mais segurança e tranquilidade no dia a dia das cidades


Escrito
por Quantum

Desde que foi fundada, a Quantum Engenharia tem como missão trabalhar com qualidade e segurança, valorizando seus clientes e colabores e respeitando o meio ambiente.

Então investe em tecnologia e aprimoramento dos recursos humanos para oferecer serviços que supram as necessidades das pessoas – referentes à geração e ao uso da energia elétrica – em diferentes esferas.

Desde a micro geração de energia fotovoltaica residencial até a gestão de iluminação pública e a instalação de subestações, que contribuem para a qualidade e a estabilidade da energia que chega aos consumidores.

COMO AS SUBESTAÇÕES DE ENERGIA EQUILIBRAM A FORÇA DAS USINAS PARA QUE POSSA SER USADA NAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Durante seus 30 anos, a Quantum participou da construção de algumas subestações de energia (SE) importantes para o país, como: SE Maravilha (SC); SE Camboriú (SC); e SE Lagoa dos Ventos (Piauí), no maior parque eólico da América do Sul.

Para chegar até as unidades consumidoras (residências, comércio, indústria, etc.), a energia elétrica percorre um sistema de transmissão começa nas usinas e passa por subestações de energia.

Nas subestações, os transformadores equilibram (aumentam ou diminuem) a tensão elétrica. Ao ser elevada, evita-se a perda excessiva de energia na distribuição; já, para a energia ser utilizada pelos consumidores, a tensão é rebaixada.

Os geradores das usinas fornecem tensões entre 220V até 480V às subestações, e, para que o fornecimento de energia elétrica seja o ideal, ela passa por transformadores elevadores (elevam a tensão no início da transmissão).

Desse modo, evitam-se grandes perdas de energia durante o percurso até a unidade consumidora. Entretanto, as unidades consumidoras não podem receber tensão tão alta. É preciso que a energia passe pelo transformador rebaixador, a fim de se tornar adequada para o uso em aparelhos domésticos.

As subestações são um sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora até a unidade consumidora.

SUBESTAÇÕES DE ENERGIAS CONSTRUÍDAS COM A PARTICIPAÇÃO DA QUANTUM ENGENHARIA

SE Maravilha (Santa Catarina)

Entre montagem e instalação dos equipamentos de telecomunicações, incluindo todo fornecimento de materiais e máquinas necessários para execução da obra, o serviço da Quantum Engenharia contemplou: projetos executivos (civil, elétrico e eletromecânico); terraplanagem; escavações; drenagem; acesso; fundações/ montagem de barramento e de equipamentos; instalação dos transformadores, entre outros serviços.

SE Camboriú (Santa Catarina)

A Quantum Engenharia participou da reforma e ampliação da Subestação Camboriú com o desmonte progressivo do pátio de 69 kV e repotencialização para 138 kV através da instalação de novas estruturas e equipamentos (incluindo quatro módulos híbridos de manobra 138 kV e três transformadores de 138 kV/13,8 kV com 20/26 MVA cada).

SE Lagoa dos Ventos (Piauí)

A Quantum foi responsável pela construção das duas subestações transformadoras de energia do projeto (34,5 / 138 /500 kV – 788 MVA e 34,5 / 138 kV – 278 MVA). Bem como pela expansão do bay de conexão (500 kV) na subestação em São João do Piauí, de propriedade da CHESF.

PIONEIRISMO EM PROJETOS ILUMINAÇÃO PÚBLICA FAZEM DA QUANTUM UMA REFERÊNCIA NO SETOR

A iluminação pública urbana é fator fundamental na ocupação efetiva de espaços comuns, permite que as pessoas frequentem os locais públicos a qualquer hora. 

As prefeituras municipais são responsáveis pela iluminação pública, porém, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite e regulamenta a terceirização do serviço.

Esse modelo oferece diversos benefícios aos municípios e aos munícipes, como a redução de gastos e mais qualidade na prestação nos atendimentos, pois gera economia para tanto para a prefeitura quanto para a população.

Além disso, melhora a percepção visual em ruas e avenidas; valoriza construções históricas, pontos turísticos e espaços públicos; e reduz a necessidade de manutenção corretiva também são apontadas nas cidades que optam pela terceirização.

[Leia mais: Terceirização da iluminação pública: Vantagens para os municípios]

A Quantum foi pioneira no país na utilização do LED em iluminação pública de pontes. Quando desenvolveu projeto de iluminação a LED da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), considerada a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, atrás apenas da ponte sobre o Rio Negro, no Amazonas.

Trabalhos Importantes

Outros importantes trabalhos de iluminação pública realizados ao longo dos 30 anos da Quantum Engenharia (ou por consórcio da qual fez parte) foram:

– Iluminação cênica que acentuou as características arquitetônicas históricas da Igreja Matriz de São Francisco do Sul (SC). Esse projeto foi premiado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), com duas referências, uma delas em primeiro lugar na categoria principal;

– A iluminação da Avenida Beira Rio, em Joinville (SC), que também ficou em primeiro lugar em prêmio concedido pela Abilux ao consórcio SQE Luz;

– Iluminação decorativa natalina no município de Florianópolis;

– Readequação da iluminação da rua Vidal Ramos, no Centro de Florianópolis, com a utilização de equipamentos mais eficientes e a valorização da área das vitrines das lojas;

– Sistema de iluminação da Via Expressa Sul de Florianópolis, para a Celesc.

– Iluminaçãod e pista e decorativa das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos (Florianópolis). Seguindo padrões internacionais de iluminação de pontes e priorizando o equilíbrio econômico do empreendimento.

A Quantum registrou seu nome na vanguarda da iluminação pública, assumindo a PPP de Porto Alegre (RS). A primeira PPP de iluminação pública do Brasil modelada pelo BNDES e leiloada na B3 em São Paulo, pelo período de 20 anos. E recentemente assumiu através de PPP o Sistema de Iluminação Pública de Palhoça (SC) e Ribeirão das Neves (MG).

Atualmente, Quantum presta serviços de iluminação pública para os municípios de:

Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Blumenau, Indaial, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Três Barras, Canoinhas, Papanduva e Itaiópolis – em Santa Catarina – e Santos – no litoral de São Paulo.