fbpx

Quantum Engenharia faz parte das obras do Parque Eólico Lagoa dos Ventos

02/01/2020

Quantum Engenharia faz parte das obras do Parque Eólico Lagoa dos Ventos


Escrito
por Quantum

A empresa catarinense Quantum Engenharia, em parceria técnica e comercial com a ABB, faz parte das obras do parque eólico Lagoa dos Ventos, da Enel Green Power.

O parque, localizado nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no Estado do Piauí, terá 716 MW de capacidade instalada total e será composto por 230 turbinas eólicas. O projeto é o maior parque eólico atualmente em construção na América do Sul.

A Quantum Engenharia é responsável pela construção das duas subestações transformadoras de energia do projeto (34,5 / 138 /500 kV – 788 MVA e 34,5 / 138 kV – 278 MVA), bem como pela expansão do bay de conexão (500 kV) na subestação em São João do Piauí, de propriedade da CHESF.

Além de promover o uso de energia limpa e sustentável no Brasil, o parque eólico cria valor compartilhado nas comunidades próximas à usina, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, criando oportunidades de emprego na região.

“A Quantum Engenharia contratou aproximadamente 170 funcionários para esse projeto – cerca de 60% deles de comunidades locais, como os municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova, proporcionando oportunidades para a qualificação profissional de pessoas da região”, diz o presidente da empresa Gilberto Vieira Filho.

A Enel iniciou a construção de Lagoa dos Ventos em fevereiro deste ano e a planta deverá entrar em operação em 2021.