fbpx

Quais são as maiores usinas solares do mundo?

16/04/2021

Quais são as maiores usinas solares do mundo?


Escrito
por Quantum

Muito tem se falado sobre o investimento em energia renovável, que tem como finalidade o melhor aproveitamento dos recursos naturais. E o sol é uma dessas fontes alternativas, visto que através da captação dos seus raios se torna possível a geração de energia elétrica. Até mesmo nos locais mais remotos do planeta.

As primeiras plantas solares comerciais foram desenvolvidas na década de 80, mas a possibilidade da construção de usinas só chamou de fato a atenção do mundo nos últimos 10 anos. Principalmente porque alguns países investiram pesado na construção desses grandes complexos para geração de energia limpa e renovável. Que tem na sustentabilidade e economia duas de suas principais bandeiras.

Com uma configuração simples e de alto nível de economia financeira, assim como baixos custos de instalação e um apelo a favor do meio ambiente, as usinas solares são ótimas fontes de investimento no setor energético. E como resultado, projeta-se que a energia fotovoltaica seja a maior fonte de produção de eletricidade até 2050.

Mas você já parou para pensar quais são as maiores usinas solares do mundo? Neste post vamos apresentar 5 das super potências que vêm liderando este mercado. Confira:

1º Lugar: Bhadla Solar Park

Desenvolvido na vila de Bhadla, na Índia, o complexo Bhadla Solar Park atualmente ocupa o posto de maior instalação de energia solar do mundo. Ou seja, sua potência é de 2,255 MW. O projeto foi iniciado em 2015 e construído em quatro fases, principalmente com a missão de ajudar o País a obter 17% de sua energia a partir da fonte solar.

Potência: 2.255 MW
Localização: Índia

2º Lugar: Huanghe Hydropower Golmud Solar Park

A segunda maior usina solar do mundo está localizada em Qinghai, China, e inclui um sistema de armazenamento de energia de 202,9 MW fornecido pela empresa nacional Sungrow. Além disso, o projeto inclui uma linha de energia de 800 kV de quase 1.600 quilômetros para a transmissão da eletricidade para o leste e faz arte de um complexo planejado de energia renovável de 16 GW.

Potência: 2,200 MW
Localização: China

3º Lugar: Pavagada Solar Park

O estado de Karnataka, no sul da Índia, abriga o Parque Solar Pavagada, terceiro maior complexo do mundo, com 2.050 MW de projetos em operação. Localizada no distrito de Tumakuru, a estrutura está distribuída por 13 mil acres. Ou seja, o equivalente a mais de 7mil campos de futebol. Além disso, o projeto foi construído em fases, sendo que está distribuído por 5 aldeias da Região.

Potência: 2,050 MW
Localização: Índia

4º Lugar: Benban Solar Park

Aproveitando um dos seus principais recursos naturais em energia renovável, o Egito construiu uma usina solar em Benban, a 830 quilômetros ao sul de Cairo. E esta estação foi concebida com o propósito de reduzir as emissões de carbono egípcias em até dois milhões de toneladas por ano. Sendo assim, sua capacidade total é de 1650 MWp, o que corresponde a uma produção anual de aproximadamente 3,8 TWh.

Potência: 1,650 MW
Localização: Egito

5º Lugar: Tengger Desert Solar Park

É a quinta maior usina fotovoltaica do mundo, sendo que abrange 1.200km dos 36.700km do deserto de Tengger, localizado em Zhongwei, na China. Sendo assim, a estrutura ocupa 3,2% da região, o que equivale a uma área 200 vezes maior que o Estádio do Maracanã, por exemplo.

Potência: 1,547 MW
Localização: China

E no Brasil?

As usinas solares brasileiras são extremamente tímidas se comparadas a capacidade das gigantes chinesas e indianas. Mas, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país em franca expansão e já ultrapassou mais de 8GW de potência instalada. Além disso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estima que até 2040 serão 126 GW de energia gerados.

Conheça as 3 maiores:

Usina solar São Gonçalo em São Gonçalo do Gurguéia, PI

Maior usina de energia solar do Brasil e da América do Sul, com capacidade de geração de 475 MW.

Usina solar Pirapora em Pirapora, MG

Pirapora é a terceira maior usina do País, com área de instalação equivale à extensão de 1.500 estádios de futebol e mais de um milhão de painéis solares . Sendo assim, ela opera por meio da geração de 321 MW de energia 100% limpa e renovável.

Usina solar Nova Olinda em Ribeira do Piauí, PI

Esta usina solar conta com uma estrutura de 690 hectares (ou 6,9 km²). Ou seja, equivale a três usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ), gerando 3,5 GWh de energia.