Cada vez mais municípios estão aderindo ao modelo de Cidade Inteligente, no qual os recursos e serviços são usados de forma otimizada para atender melhor o cidadão. Atenta a esse movimento a cidade de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, fechou uma Parceria Público Privada (PPP), que foi assinada nesta quarta-feira (13/04) com a Concessionária de Cidade Inteligente QLuz Nova Serrana.
O contrato prevê um investimento de R$40 milhões nos próximos 25 anos. Estão contemplados os serviços de iluminação pública, rede de telecomunicações para prédios públicos, videomonitoramento e WiFi para a população. Nos próximos sessenta dias, a concessionária vai entregar ao município um plano de modernização, que após aprovado deve ser executado em até 12 meses. Nova Serrana tem pouco mais de 105 mil habitantes, é um dos mais importantes pólos calçadistas do Brasil e está entre as dez cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) em Minas Gerais.
A Quantum, empresa que venceu a licitação para Cidade Inteligente em Nova Serrana, é a única acionista da QLuz Nova Serrana. A empresa com sede em São José, na Grande Florianópolis, atua no setor elétrico há 30 anos e oferece soluções em energia solar, iluminação pública e subestações.
Atualmente, a Quantum ocupa posição de destaque no cenário nacional, onde está entre as que mais possuem contratos de PPPs, são cinco no total: em Porto Alegre (RS), Ribeirão das Neves (MG), São Paulo (SP), Palhoça (SC) e agora Nova Serrana (MG).