A fim de ampliar a eficiência energética, governo de SC lança Programa Catarinense de Energias Limpas.
O governo de Santa Catarina lançará nesta quarta-feira (24 de junho) o SC + Energia – Programa Catarinense de Energias Limpas –, com o intuito de ampliar a eficiência energética do estado e fomentar o desenvolvimento de usinas, em especial as de energia limpa e renovável, para Carlos Chiodini, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, o Programa será importante, pois irá gerar empregos, além da energia limpa. O investimento deve girar em torno de R$ 5 bilhões, inicialmente.
Um dos benefícios do SC + Energia é a isenção de ICMS para empresas do setor energético, prorrogado até 2021. E, para incrementar o mercado além das usinas, o governo federal deve assinar, até o próximo mês, um pacote de incentivos para a instalação de sistemas fotovoltaicos residenciais. A estimativa da Aneel – Agência Reguladora de Energia Elétrica – é chegar a 700 mil sistemas residenciais (casas e condomínios) de energia solar em menos de dez anos.
Alguns estudos de organizações internacionais afirmam que a energia solar, se bem utilizada, seria capaz de atender sozinha a duas vezes a demanda energética mundial. A energia solar é uma opção sustentável e econômica, trata-se de uma fonte com potencial praticamente inesgotável, com baixo custo de manutenção e, depois de paga a instalação dos equipamentos, custo zero de produção. Além disso, o excedente de produzido pode ser cedido à concessionária de energia e devolvido ao cliente em forma de crédito. Por esses benefícios, a energia solar residencial tem se tornado, cada vez mais, uma excelente opção para fugir da crise energética e economizar na conta de luz.
Conheça outras vantagens do sistema solar fotovoltaico. Aqui.
Saiba como economizar energia. Aqui.