fbpx

Prédio da Prefeitura de Curitiba gera Energia Solar com projeto executado pela Quantum

08/08/2019

Prédio da Prefeitura de Curitiba gera Energia Solar com projeto executado pela Quantum


Escrito
por Quantum

O sistema de energia solar instalado no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, passou a gerar parte da energia consumida através de placas fotovoltaicas instaladas no telhado do prédio. Com 439 painéis e o uso de lâmpadas LED, a pretensão é reduzir em até 50% o valor da conta de energia elétrica. 

O projeto executado pela Quantum Engenharia possui capacidade total de 144,87kWp. Foi contemplado por meio de chamada pública da Copel para o Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. 

De acordo com o presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, “o uso de placas fotovoltaicas tem aumentado em órgãos públicos. Trata-se de uma forma de energia limpa, sustentável, com um ótimo custo-benefício”. O payback, que é o tempo necessário para pagar o investimento com a economia na conta de energia, leva em média cinco anos. Ou seja, em 5 anos o valor do investimento no sistema é pago e, como os painéis fotovoltaicos duram pelo menos 25 anos, os outros 20 anos serão de economia. 

Além do fator financeiro, a utilização de energia solar está associada à sustentabilidade e é acessível também para residências, comércios e indústrias. O objetivo é atingir 23% em participação de fontes renováveis na matriz energética até 2030 no Brasil. A previsão é de que, em 2024, mais 1,2 milhão de usuários tenham adaptado sua produção e consumo de energia.