fbpx

Energia solar: Payback gera cerca de 20 anos de energia praticamente gratuita

21/10/2020

Energia solar: Payback gera cerca de 20 anos de energia praticamente gratuita


Escrito
por Quantum

O payback é, resumidamente, o tempo necessário para que o custo de aquisição de algum produto ou serviço se pague e esse investimento comece a gerar lucro. No caso da energia solar fotovoltaica, o payback é o tempo que demora entre pagar a compra e a instalação dos painéis e geradores e o valor da redução na conta de energia elétrica se tornar um ganho.

Estimar o payback é determinante para uma empresa adquirir ou não algo, pois nenhum empreendedor está disposto a perder dinheiro em um investimento que não traga segurança.

Para calcular o payback de energia solar, utiliza-se esta fórmula: Payback (tempo em meses) = Investimento (em R$) / Energia gerada (kWh/ mês) x Valor da tarifa

É possível utilizar, também, a fórmula do ROI (return on investiment), isto é, retorno do investimento, dada pela equação: ROI = Ganho obtido – Investimento inicial / Investimento inicial.

O ROI é um índice determinante para os negócios, pois demonstra o retorno de capital conseguido por um investimento, seja ele de qualquer natureza, por qualquer tempo. Ele é bastante utilizado por investidores e gestores, pois leva em consideração todos os valores de uma operação e não somente os gastos e/ou ganhos iniciais.

ENERGIA SOLAR É INVESTIMENTO LUCRATIVO PARA EMPRESAS

No Brasil, o payback varia de cidade para cidade, principalmente em função das tarifas praticadas pelas concessionárias de energia.

Algumas empresas clientes da Quantum Engenharia que, nos últimos cinco anos, instalaram sistema de geração fotovoltaica vêm economizando até 95% na conta de luz, contribuindo para a redução do payback.

No entanto, não é possível determinar com exatidão o tempo de retorno do
investimento, pois há diversas variáveis que influenciam as variáveis do cálculo, por exemplo, tempo de incidência solar; valor médio da tarifa de energia na região; variação da taxa de energia ao longo dos anos (inflação); comparação do payback de energia solar com outras modalidades de geração de energia disponíveis; potência instalada no local; e demanda energética.

Para a saúde dos negócios, considerando média da vida útil dos equipamentos fotovoltaicos (cerca de 30 anos), a empresa terá mais de 20 anos de energia limpa praticamente gratuita. A energia solar fotovoltaica ainda agrega valor ao imóvel onde estão instalados os painéis e geradores, trazendo, ainda, considerável ganho patrimonial.

Para saber mais sobre as vantagens da energia solar para empresas: