fbpx

Painéis fotovoltaicos: solução de economia para novas construções

23/07/2015

Painéis fotovoltaicos: solução de economia para novas construções


Escrito
por Quantum

Investir em energia limpa e renovável é fundamental para que novas construções causem menos danos ao meio ambiente.

Basta uma caminhada pelas ruas da cidade para percebemos canteiros de obras de novas construções. Há anos tem sido assim: vemos novos prédios residenciais e comerciais, hotéis, hospitais “surgindo” nos grandes centros brasileiros. E, com um olhar mais atento, podemos notar que ainda são poucas as construções com instalações fotovoltaicas. Embora a opção por esse tipo de geração de energia venha crescendo, os números ainda são muito baixos se comparados aos de países europeus, principalmente em prédios residenciais.

Mesmo sem uma legislação específica, como é o caso de Israel, Alemanha e Espanha, por exemplo, onde é obrigatória a instalação de painéis fotovoltaicos em novas construções, o Brasil tem feito progressos no incentivo a essa forma de geração de energética. O governo brasileiro deve implantar em breve um pacote de incentivos para instalação de sistemas residenciais de captação e geração de energia solar, visando facilitar o financiamento e isentar de ICMS sobre o excedente devolvido às distribuidoras. Com isso, pretende diminuir a demanda por energia “convencional” – de hidrelétricas ou termelétricas – e reverter a crise energética e o desabastecimento.

Os benefícios da energia fotovoltaica são inúmeros! O Sol é uma fonte inesgotável e, depois de recuperado o investimento da instalação do equipamento, os custos são praticamente inexistentes (pois o gasto com manutenção é mínimo); o sistema pode ser expandido de acordo com a necessidade; o excedente pode ser devolvido à distribuidora, gerando créditos para o consumidor; não gera resíduos e não emite gases poluentes.

Recentemente, assinamos o projeto da miniusina de geração fotovoltaica do Sunset Cacupé Garden Residence, o primeiro condomínio de Santa Catarina autossustentável em geração de energia elétrica através da irradiação solar – com painéis capazes de gerar até 190 kWh por residência, com uma potência total de 20 kW instalados.

É a Quantum trabalhando por seus clientes e pelo meio ambiente!