Que devemos nos tornar consumidores mais conscientes, todos sabemos. Assim como é urgente repensar o modo como utilizamos a energia elétrica, pois a produção das hidrelétricas brasileiras (responsáveis por 90% da geração de energia no País) vem apresentando sinais de colapso há alguns anos. No entanto, ao lado das boas intenções – muitas vezes – há falta de informação, e nos habituamos a ter atitudes erradas achando que estamos economizando energia.
Este post é para você, que tem dúvidas sobre como economizar energia!
As lâmpadas de LED duram duas vezes mais que as fluorescentes comuns (cerca de 50 mil horas), e seu uso gera uma economia de até 90%. A eficiência energética das lâmpadas de LED é bastante superior: utilizam 8 watts para produzir a mesma luminosidade de uma lâmpada incandescente de 100 watts.
Consertos malfeitos interferem no consumo de energia pelos aparelhos e ainda é extremamente perigoso, pois aumenta o risco de explosões e curtos-circuitos. O ideal é utilizar sempre resistências e peças originais, verificar voltagem e potência e solicitar assistência técnica especializada.
Essa prática sobrecarrega a geladeira, pois não permite a circulação correta do ar, fazendo com que consuma mais energia. Com o tempo, ainda pode queimar o aparelho.
O maior gasto energético é usado para esquentar o ferro até a temperatura ideal para passar as roupas. Se mantiver o aparelho numa temperatura constante, o consumo será menor que se ligá-lo para passar poucas peças de roupa.
Aparelhos conectados à tomada recebem corrente elétrica mesmo quando estão desligados. O ideal é desligar todos os equipamentos que não estiverem em uso.
A diferença é tão pequena que não altera significativamente o consumo e a conta de luz. Porém, os chuveiros ligados em 220 V permitem a utilização de condutores mais simples e de fios mais finos, que geram menor perda de energia.
O correto é instalar os aparelhos condicionadores de ar no alto da parede, pois o ar quente sobe e o frio desce. Também é importante escolher um local em que não haja incidência direta do Sol.