Geração de energias renováveis ganha espaço nos lares brasileiros
A utilização de fontes de energias renováveis por construções menores, como residências e estabelecimentos comerciais, é uma realidade cada vez mais próxima dos brasileiros. Desde que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a Resolução Normativa (n° 482), em 2012, o número de conexões subiu de quatro, em dezembro de 2012, para 7.658 ligações em janeiro de 2017. A Normativa estabeleceu condições gerais para o acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição e compensação de energia elétrica.
Hoje, estima-se que o total da potência instalada seja de 75.071,09 kW, capaz de abastecer 60 mil residências. A geração de energia pelos próprios consumidores é uma tendência em expansão, já que a previsão é de que, em 2024, mais 1,2 milhão de usuários tenham adaptado sua produção e consumo de energia. A preferência dos brasileiros concentra-se na energia solar, com 7.568 adesões, e, em seguida, na energia eólica, com 45 instalações.
O aumento na demanda tem sido recebido positivamente pelas empresas que realizam este tipo de instalação, a catarinense Quantum Engenharia é uma delas. Gilberto Vieira Filho, engenheiro e presidente da companhia, analisa a expansão. “O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento de energias renováveis. Estamos num país com alta incidência de raios solares e precisamos utilizar esta característica em nosso benefício, ampliando ainda mais a geração fotovoltaica”, comenta Gilberto.
As vantagens dos sistemas de energias renováveis são inúmeras, já que são capazes de gerar cidades mais sustentáveis, com perspectivas de melhoras em mobilidade e até mesmo na qualidade do ar, já que o sistema reduz a emissão de gases de efeito estufa. Há também os benefícios financeiros para os consumidores. Se as residências geram mais energia do que consomem, os valores são transformados, por algumas companhias elétricas, em créditos, que resultam em descontos nas tarifas futuras. A economia pode ser de até 95% nas contas de energia elétrica.