O Mercado Público de Porto Alegre é um prédio histórico tombado, localizado ao lado do prédio da Prefeitura Municipal e de frente para o Chalé da Praça XV. Inaugurado em 1869, apesar disso, o prédio enfrentou incêndios, enchentes e até ficou sob ameaça de demolição.
Em 1997, contudo, após uma década do anúncio da restauração da edificação, o Mercado Público de Porto Alegre foi reaberto. Neste ano, em 2023, o prédio passa por uma nova revitalização: a renovação do sistema de iluminação.
Entregue em agosto deste ano, a revitalização do sistema de iluminação do Mercado Público de Porto Alegre faz parte de um plano de modernização e iluminação pública da cidade.
Com o objetivo de modernizar e valorizar a arquitetura do monumento, instalamos cerca de 320 luminárias de LED que possuem sistema de acendimento automático. O controle de cores e programação dos horários de funcionamento fica por conta da concessionária responsável.
O Mercado Público é apenas um dos 55 monumentos que terão sua iluminação revisada e substituída para o LED, material mais durável e sustentável. Até agora, já atendemos 11 pontos históricos, incluindo a Praça Brigadeiro Sampaio e o Chalé da Praça XV.
Embora seja a vez de atualizar monumentos históricos, o projeto também tem contemplado a iluminação cotidiana do município. Desde o ano passado, já trocamos aproximadamente 100 mil luminárias de diversos bairros da cidade.
A substituição das lâmpadas a vapor de sódio por LED é uma escolha econômica por muitos fatores. Reduz a necessidade de manutenção e de troca, é mais segura, possui maior alcance e foco luminoso e, além de tudo, é uma escolha sustentável.
O uso do LED na iluminação pública foi responsável por muitos avanços no setor, como, por exemplo, a automatização do serviço. A programação de cores e horários da iluminação de todos os monumentos revitalizados são telegestionados.
E, claro, um dos pontos que determina qual o material que substituirá o antigo também é a economia com os gastos de energia elétrica.
O projeto é uma parceria público-privada entre a prefeitura e a concessionária IPSul, uma das empresas integrantes do Grupo Quantum. Desde 2020, a IPSul tornou-se responsável pela gestão da iluminação pública de Porto Alegre e tem contrato previsto até 2040.
Desde a sua criação, as parcerias público-privadas, como é o caso da IPSul com a prefeitura, estão envolvidas em um amplo e constante debate. Essas parcerias garantem o progresso e buscam atender as demandas populares da melhor maneira possível.
Podemos comparar a extensão populacional e territorial do Brasil à junção de alguns países. Para atender a todas as necessidades da nação, é preciso que o poder público esteja constantemente engajado na criação e atualização de leis. E as parcerias público-privadas entram nesse pacote.
Se há baixa capacidade de prestação de serviços em todas as regiões, o governo fornece uma concessão pública para que uma empresa privada realize o serviço. A serventia da concessão pode variar, bem como seu prazo, sendo assim, não são somente obras que são atendidas. Também há serviços terceirizados de longa duração, como a manutenção cotidiana de prédios e órgãos públicos.
A revitalização de monumentos históricos como o Mercado Público de Porto Alegre integra um planejamento mais amplo. Vários municípios em todo o país têm promovido iniciativas para incentivar a população a se apropriar e utilizar mais os espaços públicos.
A partir do momento em que frequentamos e utilizamos mais espaços públicos, todo o entorno se beneficia. Alguns dos benefícios que podemos citar são:
Além disso, um fator que devemos destacar certamente é a valorização do patrimônio histórico-cultural da região. O Mercado Público é um ponto importantíssimo na história da cidade e devemos preservá-lo para as gerações seguintes.
Aliás, se você for da região ou estiver planejando uma viagem para a região, não deixe de ir visitar a nova versão do Mercado Público de Porto Alegre.