Com os recentes incentivos do governo para a utilização de energia solar por consumidores residenciais, como o Programa de Desenvolvimento de Geração de Energia (ProGD), em dezembro de 2015, e a popularização dos meios de produção, as perspectivas do mercado de energia solar fotovoltaica são bastante animadoras para este ano.
O Ministério de Minas e Energia acredita que, com o ProGD, o setor movimente em torno de 100 bilhões de reais, abastecendo 2,7 milhões de pessoas com sistema fotovoltaico até 2030. Esse Programa foi criado para oferecer a indústrias e, principalmente, a consumidores finais (empresas e residências), uma alternativa energética sustentável e econômica.
A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou recentemente, em parceria com o Portal Solar, uma expressiva pesquisa em seu site, a qual identificou que a maior procura por sistemas fotovoltaicos parte das regiões Sul e Sudeste do País, sendo São Paulo o estado com mais interessados. Santa Catarina figura na sexta posição.
Para o consumidor final, as expectativas também são bastante animadoras: uma economia de até 95% na conta de luz!
Fonte: Portal Solar