Com um projeto ousado de investimentos em energia limpa, o governo chinês tem construído as maiores usinas de energia solar do mundo para geração de eletricidade. Além da já famosa Longyangxia Dam Solar Park, com capacidade produzir 850 MW, que chamou a atenção até da NASA devido a rápida construção, há outros dois mega projetos em andamento que superam os 1000 MW de potência.
Além dos chineses, a Índia também investe pesado em energia solar e prevê a inauguração da Kurnool Ultra Mega Solar Park para 2017, que também deve produzir cerca de 1000 MW. Mas você sabia que é possível instalar o mesmo sistema dessas mega usinas na sua casa ou empresa? Simule um orçamento e descubra o quanto você pode economizar.
Novas usinas de energia solar estão em fase de conclusão e devem superar os 1000 MW de geração. Na Índia, Kurnool Ultra Mega Solar Park, prevê entre 900 e 1000 MW. Mas deve ser novamente a China a liderar os grandes sistemas para produção de energia solar. A usina Datong Solar Power Top Runner Base tem previsão de 1000 MW enquanto Tengger Desert Solar Park chegará aos 1550 MW.
Longyangxia Dam Solar Park – China
Localizada no planalto tibetano, a Longyangxia Dam Solar Park é capaz de produzir 850 MW de potência, quantidade suficiente para abastecer 200 mil residências. A área da usina, que fica ao lado de uma represa, foi fotografada pela NASA durante a instalação dos 4 milhões de painéis fotovoltaicos.
Capaz de gerar 648 MW de potência, a Kamuthi Solar Power Project conta com 10 km² de área coberta com painéis fotovoltaicos.
Localizada na Califórnia, essa usina solar é capaz de gerar 579 MW de energia e conta com 1,7 milhão de painéis solares distribuídos em 13 km².
Com 24 km², essa usina também localizada no Estado da Califórnia nos Estados Unidos, e gera 550 MW de potência.
Outra gigante do Estado da Califórnia, essa usina produz os mesmo 550MW de energia que a Topaz Solar Farm, porém um área muito menor. São 16km² que geram energia elétrica para 160 mil residências.
Outro projeto que merece destaque é a usina termo-solar Ivanpah Solar Electric Generating System. São cerca 13 km² no deserto de Mojave, que rendem energia para 140 mil casas na região Sul do Estado da Califórnia dos Estados Unidos da América. O destaque está no mega sistema de espelhos que direcionam o reflexo da luz e calor solar para torres onde ocorre a geração de energia elétrica. Ao todo o sistema conta com 347 mil espelhos, todos eles controlados por computador, e três torres com 140 metros de altura. A produção de energia é em média 392 megawatts.