fbpx

Madeireira na Grande Florianópolis é exemplo de economia com a utilização de energia solar

energia solar

10/06/2019

Madeireira na Grande Florianópolis é exemplo de economia com a utilização de energia solar


Escrito
por Quantum

Madeireiras são empresas que demandam alto consumo de energia elétrica devido à quantidade, à capacidade e ao tempo de funcionamento diário das máquinas. Desse modo, o investimento em energia fotovoltaica é uma solução tanto econômica quanto socioambiental, pois o mercado está – cada vez mais – se voltando para empresas que colocam a sustentabilidade entre suas metas, operando com matérias-primas certificadas, valorizando a mão de obra, a relação com fornecedores e clientes e reduzindo o consumo de recursos naturais.

A opção por alternativas sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica traz inúmeros benefícios à empresa, como:

Redução de gastos com impostos, pois quase metade do valor da conta de luz é de impostos. Ao diminuir o consumo da energia vinda de distribuidora, diminuem-se as despesas com impostos;

Estabilidade no fluxo de caixa, após alguns meses, é possível prever o valor da próxima conta de energia. Quem gera a própria energia fica menos vulnerável às variações tarifárias das concessionárias;

Selos verdes / produtos eco-friendly que atestam práticas de produção sustentáveis são distinções dadas a diversos produtos e serviços que valorizam sua marca e colocam a empresa em vantagem no mercado nacional e estrangeiro.

 

Algumas dessas vantagens são apontadas por Jackson José Decker, gerente da Madeireira Feltz & Feltz, em Biguaçu, município da região da Grande Florianópolis.

 

 

– Nossa ideia inicial era reduzir os gastos com energia elétrica, que eram muito altos devido à nossa operação com maquinário. Em seguida, visamos à questão ambiental, optando por energia solar por ser uma energia limpa e renovável – afirma Decker.

O gerente atesta, ainda, a rapidez com que a redução de gastos foi percebida.

– Logo na primeira fatura, percebemos a economia, pois o valor foi praticamente o mesmo que foi previsto pela equipe técnica no momento da visita de orçamento – finaliza.

 

Vale ressaltar que o tempo médio de retorno do investimento (payback) em energia fotovoltaica é de cinco anos, mas os benefícios econômicos são percebidos logo nos primeiros meses.

 

Saiba mais: Retorno de investimentos (ROI) – Entenda por que a energia solar é lucrativa para sua empresa

 

CONHEÇA O PROJETO DA QUANTUM ENGENHARIA PARA A MADEIREIRA FELTZ & FELTZ, NA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Os estudos para o projeto e execução do serviço na madeireira em Biguaçu foram baseados na Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e considerou valores de tarifa (R$ / kWh) fornecidos pelo cliente no momento do orçamento. Com isso, previu-se 24,3 kWp de potência instalada em 92 módulos, que ocupam uma área de 184 m2, com estimativa de geração anual de energia de 31.192 kWh e uma economia média mensal de quase R$ 2.000.

Nesse caso, o tempo de retorno de investimento previsto é de quatro anos.

Ambientalmente, pretende-se reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera em 413.294 quilos, ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema fotovoltaico, isso corresponde à queima de combustível fóssil de 2.752.694 km rodados por automóveis.

 

energia solar