Luz solar como fonte de energia elétrica e de aquecimento da água, soluções limpas e renováveis

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 16.04.15

Conheça a diferença entre as placas de captação solar para aquecimento de água e o sistema fotovoltaico e saiba como funcionam

O sistema fotovoltaico para captação de energia solar, que converte a radiação do sol em energia elétrica, é uma das soluções para não depender exclusivamente das concessionárias de energia. Com essa tecnologia unidades consumidoras residenciais ou comerciais podem gerar a própria energia, inclusive ganhando créditos na conta de luz caso gastem menos do que produziram, já que o excedente pode ser enviado automaticamente para a rede geral.

Alguns benefícios como a redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição; redução de perdas em transmissão, já que a energia é consumida onde é produzida e a capacidade de serem criadas usinas de energia limpa e renovável são atrativos para utilizar esse tipo de sistema.

Entenda como funciona: Uma Célula Fotovoltaica é um dispositivo eletrônico que aproveita o efeito fotovoltaico, ou seja, ela recebe energia luminosa em sua superfície e converte uma parte dessa energia em energia elétrica. Os painéis utilizados nesta transformação são feitos com duas camadas, uma de silício com fósforo e outra de silício com boro e a interação dessas duas camadas durante a recepção da energia luminosa é que gera a corrente elétrica.

O Painel Solar Fotovoltaico produz energia elétrica em corrente contínua, o Inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada e equaliza com a rede elétrica, desta forma a energia gerada pelo painel solar fica igual a energia consumida na rede elétrica e assim pode utilizá-la para o seu consumo próprio.

Esse tipo de captação e transformação é diferente dos sistemas de aquecimento de água através da luz solar, que funcionam também com placas de captação há mais tempo e são mais simples. A utilização de energia solar térmica é um processo que custa menos por utilizar menos tecnologia e ser destinado a função diferente.

O processo de aquecimento por energia solar inicia com um reservatório de água que armazena o líquido frio antes de passar pelo coletor solar. O coletor é o equipamento responsável por aquecer a água através da radiação solar. A captação do sol acontece por placas metálicas que recebem, em sua maioria, pintura preta para elevar a capacidade de absorção da luz. A água aquecida no coletor é transferida para um reservatório feito de material térmico e isolante que mantém quente até ser distribuída na utilização dos chuveiros, torneiras e piscinas.

É uma tecnologia muito utilizadas em hotéis, grandes condomínios e casas, seu custo é bem menor do que as placas de energia fotovoltaica por não produzirem energia, apenas aquecer a água e gerar um custo a menos nesta função, que representa, em média, até 30% do valor das contas de luz.

Embora seja semelhante na apresentação as funções são diferentes, ambas são formas de reduzir a quantidade de energia elétrica utilizada, porem a de aquecimento focada apenas na água que abastece os prédios e a fotovoltaica muito mais abrangente e que pode até gerar autonomia de energia elétrica consumida.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio