fbpx

Razões para investir em energia solar no Brasil

07/01/2020

Razões para investir em energia solar no Brasil


Escrito
por Quantum

O investimento em energia solar vem crescendo ao redor do mundo. Tanto governos quanto iniciativa privada e pessoas físicas perceberam que a opção pela geração de energia limpa e renovável, como a solar, é a melhor saída para a crise energética global sem perder de vista os cuidados com o meio ambiente e a economia. Por isso, enumeramos nesse conteúdo, razões para investir em energia solar no Brasil.

A escolha pela energia fotovoltaica no Brasil é muito acertada: o país tem um dos maiores índices de insolação do mundo, figurando entre as nações de maior potencial para geração de energia solar. 

Nos últimos anos, assistimos a um aumento da popularização e da utilização da energia solar no Brasil, e isso se deu também por causa de alguns incentivos fiscais. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), há, hoje cerca de 170 mil usuários de geração distribuída solar fotovoltaica, entre mais de 84,4 milhões de unidades consumidoras atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica, isso representa 0,2% do total. 

Energia solar é um ótimo investimento

Os sistemas de energia fotovoltaica são considerados um investimento de baixo risco. O cálculo é realizado considerando a previsão da quantidade de energia que será gerada, o que pode ser  pode ser feito com bastante precisão, com base na análise histórica das condições climáticas e dos índices pluviométricos da região em que o sistema será instalado. Somado a isso, considera-se o gasto médio em energia elétrica. 

Leia mais: Retorno de investimentos (ROI): Entenda por que a energia solar é lucrativa para sua empresa 

Além do benefício econômico, pelo fato de ser um investimento seguro,  por gerar redução nos gastos com a conta de luz e pelo rápido retorno financeiro (cerca de cinco anos, sendo que a vida útil das placas fotovoltaicas é de mais de 25 anos), há, ainda, a garantia de se ter energia limpa e barata mesmo em tempos de escassez de chuva.

E isso é um diferencial importante, principalmente para o comércio, rede hoteleira, rede hospitalar e outras instituições que dependem da energia para terem lucro e/ou funcionarem sem prejuízo aos usuários ou clientes.