Especial 32 anos: A história da Quantum Engenharia 

Especial 32 anos: A história da Quantum Engenharia

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 05.07.22

Nascida do sonho de um jovem engenheiro de criar um negócio e gerar empregos, foi no dia 1° de julho que a história da Quantum Engenharia completou 32 anos. Sob a liderança do empreendedor e presidente Gilberto Vieira Filho, a empresa está à frente de grandes projetos no mercado brasileiro, com Parcerias Público-Privada (PPPs) e gestão de iluminação pública. Sem falar da geração por sistema solar fotovoltaico e subestações até 500 kV. Modalidades que empregam mais de 500 colaboradores.

Com a matriz em São José, a Quantum tem capacidade para atender em qualquer região do país, além de Santa Catarina, onde já atuou em pelo menos 30 projetos. No seu portfólio, traz atuações em cidades nos estados do Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Rondônia e no Distrito Federal (Brasília). Já no segmento da iluminação pública, a empresa integra quatro PPPs. Em Porto Alegre (RS), via Consórcio IP SUL, em Palhoça (SC), com o Consórcio QLUZ, em Ribeirão das Neves (MG), no Consórcio IP Minas e em Nova Serrana (MG), com a QLuz Nova Serrana. 

Além disso, a Quantum também foi a responsável pela instalação da iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC). Assim como pela modernização da iluminação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que dão acesso à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis (SC).

Energia Solar

Ao longo de sua história, a Quantum Engenharia executou projetos de energia solar como a Usina de Tacaratu (PE), com instalação de 35.416 módulo totalizando 11,15 Mwp. Assim como o projeto da empresa Blukit, em Blumenau (SC), composto por 2.202 módulos fotovoltaicos, 870 kWp. Considerada a maior usina solar de telhado em Santa Catarina na categoria geração distribuída junto à carga.

Entre os projetos mais recentes, a Quantum vem desenvolvendo as Usinas Aurora, na cidade de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo. Um importante projeto para a expansão dos negócios na área de geração de energia solar.

A usina vai gerar energia suficiente para atender o consumo anual de 2000 residências. E toda essa produção será utilizada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Meio Ambiente (IDEMA), que já assinou contrato de locação pelos próximos 20 anos. Sendo assim, a entidade pretende distribuir, entre seus associados, a energia solar gerada pelas quatro unidades da Aurora. E, assim, as empresas filiadas ao instituto poderão utilizar os créditos de energia limpa para compensar os gastos com energia elétrica. 

A Quantum Engenharia participa também do Consórcio Sol da Saúde, uma PPP com a prefeitura de São Paulo, que prevê a instalação de energia solar em 80 unidades básicas de saúde da cidade.

Quantum Engenharia e as cidades inteligentes

Cada vez mais a gestão pública tem aderido ao modelo smart city, no qual os recursos e serviços são usados de forma otimizada para atender melhor o cidadão. E, a telegestão é o primeiro passo para colocar um município no patamar de cidade inteligente.

Em Santa Catarina, Palhoça avança neste sentido graças à Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e a QLuz, consórcio da Quantum. Dessa forma, hoje a cidade é a primeira do Brasil com 100% de telegestão implantada nas luminárias LED. Ou seja, os mais de 27 mil pontos de iluminação pública contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Com isso, detectar e resolver falhas torna-se muito mais ágil e eficaz.

Outro bom exemplo vem do Centro-Oeste mineiro. No final de 2021, a Quantum ganhou a licitação para a modernização do parque de iluminação pública de Nova Serrana, também através de uma PPP. E neste projeto estão contemplados, principalmente, os serviços de iluminação pública, rede de telecomunicações para prédios públicos, videomonitoramento e WiFi para a população. Com pouco mais de 100 mil habitantes, o município está aderindo ao modelo de cidade inteligente.

Práticas de governança

Diante das responsabilidades em atuar no ramo de iluminação pública, redes e subestações de energia elétrica e energia solar, a Quantum Engenharia tem muito o que comemorar. Entre as conquistas mais recentes, a matriz acaba de bater o próprio recorde. Já são mais de 900 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Uma conquista alcançada graças às medidas de prevenção a acidentes adotadas e cumpridas diariamente pelos colaboradores, com ações que priorizam a saúde e o bem-estar de todos.

Além disso, o compromisso com a iluminação pública de qualidade também levou a Quantum a ingressar, no fim de 2021, na Rede Brasil do Pacto Global. Iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção dos Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Mas não para por aí. Hoje a empresa também participa e patrocina o Programa Selo Social em Palhoça. Uma iniciativa que busca mobilizar a comunidade empresarial na promoção de decisões socioambientais responsáveis ​​e moralmente corretas. Sendo assim, esta ação está diretamente relacionada às iniciativas de ESG que a Quantum vem implementando em suas operações. E, que são aliadas na tomada de decisões que vem crescendo e se fortalecendo no mundo dos negócios.  

Além disso, a empresa tem sua história pautada principalmente pelo desafio de promover o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. Como, por exemplo, a preocupação com o descarte correto de lâmpadas, luminárias e reatores, materiais perigosos que precisam ser descontaminados antes da destinação final.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio