Energia solar na Alesc

Energia solar na Alesc: como a Quantum Engenharia se tornou parceira pioneira na geração de energia solar

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 22.12.23

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deu, em 2022, um importante passo em direção à sustentabilidade e à transição para a energia limpa no Estado e no país. O projeto de energia solar na Alesc é um divisor de águas e vem trazendo enormes benefícios ambientais e econômicos. 

E a Quantum Engenharia fez parte deste processo, unindo forças para tirar a inovação do papel. 

A visão verde da ALESC

Ao instalar um sistema de energia solar em suas dependências, a Alesc assumiu a liderança na direção da sustentabilidade catarinense e também brasileira. A tecnologia, executada pela Quantum Engenharia, entrou em operação em 2022, passando a gerar energia limpa e a reduzir gastos com as contas de luz. Além disso, também contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa 


Na Alesc, 636 módulos fotovoltaicos de alto desempenho compõem o sistema de energia solar, proporcionando uma potência considerável de 254,4 kWp. Esses módulos estão distribuídos em uma área de aproximadamente 1.550 metros quadrados.

Em um ano, o sistema já era capaz de evitar a emissão de 174 toneladas de dióxido de carbono na natureza. Se esse gás fosse retirado na natureza, seria preciso plantar 4,4 mil árvores. Ele também corresponde à neutralização de CO2 relativos a 29 mil quilômetros percorridos por um carro.

O uso da tecnologia garante uma produção anual em 328.745,00 kWh.
Atualmente, a Alesc reduziu cerca de 20% do percentual diário de consumo de energia elétrica.

A tecnologia Quantum em ação

A Quantum Engenharia tem sido uma das principais executoras da crescente demanda brasileira por energia solar fotovoltaica. Isso porque a empresa oferece projetos de micro e mini geração fotovoltaicas para comércios, indústrias, órgãos públicos e cooperativas com capacidade de geração de até 5 MW ou de maior porte.

Com mais de 30 anos no mercado, a Quantum assume toda a responsabilidade: do desenvolvimento do projeto à instalação completa do sistema de geração de energia, com monitoramento remoto de seu funcionamento.

Nos últimos sete anos, foram executados mais de 150 sistemas fotovoltaicos que, em 25 anos, irão produzir cerca de 360 GWh de energia. Além disso, até 2047, esses projetos vão reduzir a emissão de CO2 em 190 milhões de quilos, o que equivale ao plantio de 5 milhões de árvores.

Impacto ambiental positivo

A energia solar é uma fonte sustentável de geração de energia especialmente porque se alimenta da luz do sol. Por isso, trata-se de uma aliada do bolso e do meio ambiente, contribuindo diretamente para um futuro mais verde. 

O setor não apenas reduz a dependência de fontes não renováveis, como também apresenta vantagens ambientais significativas. A principal delas está em sua natureza renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis que movem as tradicionais usinas termelétricas, a luz solar não interfere e não agride os recursos naturais do planeta. Isso ameniza a pressão sobre o ecossistema, contribuindo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa que afetam pessoas e ambiente. 

Outra importante característica dos sistemas de energia solar são a durabilidade e a baixa manutenção. A vida útil é longa e são necessárias poucas intervenções, o que contribui para a sustentabilidade em todo o ciclo de vida.

O crescimento da energia solar no Brasil

A energia solar fotovoltaica está passando por um crescimento exponencial no Brasil. O setor já é, hoje, a segunda maior fonte do país, atrás apenas da energia hídrica. 

Nos últimos anos, o número de sistemas fotovoltaicos instalados no país tem crescido de forma considerável, seja em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Só no primeiro semestre de 2023, ele injetou mais de R$ 33 bilhões no mercado, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Esse investimento indica um aumento de 8 gigawatts (GW) na capacidade instalada de geração fotovoltaica brasileira, totalizando 22 GW de potência.

Para 2024, a Absolar estima que o Brasil alcance 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede. Isso refletirá em economia e preservação ambiental do País.

A busca pelo setor fotovoltaico está moldando o futuro energético do país e tende a ser amplamente explorada no país, já que possui um dos melhores recursos solares do planeta para isso. O Brasil tem, hoje, um extenso potencial energético, tendo em vista os níveis de incidência solar superiores aos de outros países que também desenvolvem projetos neste sentido, como Alemanha, França e Espanha. 

Ter participado da instalação da energia solar na Alesc é um orgulho para a Quantum Engenharia, pois contribui diretamente com o crescimento sustentável do Estado. E não só isso. É também parte do compromisso do Brasil com um futuro mais limpo e acessível.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio