fbpx

Energia solar é a aposta de grandes empresas

13/08/2021

Energia solar é a aposta de grandes empresas


Escrito
por Quantum

O investimento em sistemas solares e eólicos próprios, fontes de energia renovável, limpa e sustentável, vem ganhando destaque no mundo dos negócios nos últimos anos. Principalmente pela necessidade de uma consciência coletiva em prol do meio ambiente e do futuro do planeta. Por isso, o combate às mudanças climáticas tem sido um norteador de muitas empresas. Além da economia gerada, elas também garantem que serão mais valorizadas pelos clientes e bem-vistas na sociedade.

De acordo com informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o volume de energia gerada por grandes empresas para consumo próprio dobrou nos últimos doze anos. E a expectativa é de um novo salto, principalmente porque há uma pressão da sociedade em torno de uma agenda mais sustentável, que tem no sol e na força do vento duas das melhores fontes de energia para quem busca custo-benefício. Também é preciso lembrar da garantia de abastecimento que essas fontes oferecem diante da possibilidade de falta de energia elétrica com a crise hídrica.

Vale lembrar que este mesmo movimento já aconteceu em outros momentos da história. Só que agora não é apenas o fator econômico que pesa na decisão do investimento. O apelo sustentável das fontes de energia a cada dia ganha mais relevância na estratégia das empresas de serem mais “verdes”. Sem contar que, com a evolução tecnológica e barateamento do preço dos equipamentos, as duas fontes cresceram no país e estão mudando a matriz elétrica brasileira.

Em Santa Catarina, um bom exemplo dessa migração da tradicional geração elétrica para a geração de energia fotovoltaica vem de Canoinhas. Em operação desde 2017, a estrutura projetada e executada pela Quantum, na Sociedade Cooperativa União Agrícola Canoinhas (Agrosem), conta com 555 módulos solares. Dessa forma, são mais de 177,60 kWp de potência total instalada, o que garante o total abastecimento do espaço.

Energia renovável para uma eficiência energética

Quando uma empresa consegue fazer o melhor uso da energia, com o melhor custo-benefício, ela alcança a tão sonhada eficiência energética. E esse é um desejo de todos os negócios, que pode ser conquistado com as fontes de energia renovável.

Com tantas vantagens, os grandes consumidores estão investindo em complexos eólicos e solares para suprir sua demanda. Só que para gerar os benefícios esperados, é preciso escolher o tipo que seja mais adequado à realidade do local em que será instalado.

Dessa forma, a energia fotovoltaica é uma ótima opção quando o assunto é cooperar com o meio ambiente e baratear a conta de luz. Ela é capaz de atender a diferentes demandas com projetos que vão desde o residencial até a construção de grandes usinas.

Pensando nisso, separamos algumas vantagens para as empresas que estão pensando em investir nesse tipo de sistema. Confira:

Economia

Este é um dos maiores custos da empresa. Por isso, quem investe em painéis solares pode perceber uma economia significativa. A energia solar tem grande potencial de reduzir ou neutralizar esse gasto, além de ser um recurso renovável na natureza.

Retorno do Investimento

A estimativa de retorno em plantas industriais pode ocorrer, em média, entre 3 a 5 anos. Ou seja, o cliente passa a lucrar com o investimento após o período de amortização do investimento

Instalação facilitada

Com uma instalação super simples, os painéis não exigem nenhum tipo de reforma ou adequação do sistema para a rede elétrica já existente. Além disso, apresentam baixo impacto ambiental, pois não emitem nenhum tipo de resíduo e não apresentam riscos à saúde dos usuários.

Sustentabilidade

Ser sustentável é ter viabilidade econômica, ambiental e social no decorrer do tempo. Dessa forma, empresas que, hoje, preocupam-se em ser ambientalmente corretas garantem a sua permanência no mercado ao longo do tempo.

Imagem da empresa

Com a sustentabilidade em alta, oferecer serviços que não tenham impacto ao meio ambiente é um diferencial muito valorizado pelo mercado. Dessa forma, investir em fontes de energia renováveis é uma ótima estratégia para conquistar novos clientes e consolidar a imagem da empresa como amiga do meio ambiente.