O Brasil é um dos países mais abundantes em recursos naturais do mundo e, como um paradoxo, sofre bastante com desabastecimento energético, agravado com a falta de chuvas nos últimos anos – e consequente queda no nível dos reservatórios – e possui, ainda, um grande número de pessoas sem acesso à rede de distribuição de energia. Como uma resposta à crise hídrica, mesmo que com certo atraso em relação a países de Primeiro Mundo, o Brasil vem investindo em soluções para facilitar o uso de energia fotovoltaica tanto para residências quanto para indústria.
Já é possível perceber um aumento significativo no interesse pela geração da própria energia, principalmente na instalação de energia fotovoltaica em obras residenciais e em micro e pequenas empresas, o que demonstra uma nova consciência social e aponta crescente avanço do setor.
Recentemente, a Quantum Engenharia concluiu obras importantes de micro e miniusinas fotovoltaicas tanto residenciais quanto industriais. Para mostrar como projetamos e executamos essas obras e quanta economia foi feita em pouco tempo, preparamos um material com dois interessantes cases.