Emprego verde: saiba o que é e conheça as profissões que estão em alta

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 07.03.22

Até 2030 o Brasil deve ter 7 milhões de pessoas atuando em “empregos verdes”

Você sabe o que é emprego verde? A OIT (Organização Internacional do Trabalho) tem uma definição simples: é um emprego justo e digno que contribui para preservar ou restaurar o meio ambiente, incorporando um ou mais dos seguintes aspectos: 

– Melhorar a eficiência energética e de matérias-primas

– Limitar as emissões de gases de efeito estufa

– Minimizar a geração de resíduos e poluição

– Proteger e restaurar ecossistemas

– Apoiar a adaptação aos efeitos da mudança climática

Esses postos de trabalho aparecem principalmente nas indústrias, na construção civil, nos transportes, serviços, e nas áreas de energia, saneamento, agrícolas e administrativas.

Com a necessidade cada vez mais urgente de as empresas darem respostas severas que atendam às metas de limitação do aquecimento global, frente às mudanças climáticas que estamos enfrentando, os empregos verdes já são 3 milhões no Brasil, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas). O mesmo levantamento aponta que até 2030 esse número pode dar um salto e chegar a 7 milhões de “cargos verdes”. Até lá, a economia global descarbonizada e ecológica deve gerar 24 milhões de postos de trabalho em todo o planeta.

Energias renováveis em alta

Nesse cenário, um dos setores mais promissores é o de energias renováveis. Segundo um relatório da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), existem 11,5 milhões de empregos ligados à geração de energia limpa em todo o mundo. No Brasil os números são otimistas, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) prevê que somente este ano 357 mil novos empregos sejam gerados no setor. 

São vagas que muitas vezes vão surgir em empresas que até então ofereciam soluções tradicionais aos seus clientes. Um exemplo de adaptação a essa nova realidade vem da Quantum! Em 2015, a empresa, que atua há mais de 30 anos no setor elétrico, passou a investir no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica. Atualmente a empresa conta com cerca de 50 pessoas envolvidas direta e indiretamente com planejamento e execução de projetos ligados a energia solar e eficiência energética. Encontrar profissionais para o setor ainda é um desafio. “Existe no mercado uma carência de profissionais – técnicos e engenheiros – com formação e especialização em projetos de energias renováveis. É preciso garimpar para encontrar essas pessoas, que na maioria das vezes trazem um conhecimento adquirido na prática, ao longo de anos de experiência nesse setor,” afirma Raquel Diehl, Gestora de Qualidade da Quantum.

Nos últimos seis anos, a empresa executou mais de 100 sistemas, que produziram aproximadamente 14,5 GWh e foram responsáveis pela economia na emissão de cerca de 7 milhões de kg de CO² até hoje. Ou seja, o equivalente ao plantio de 200 mil árvores ou evitar cerca de 51 milhões de km rodados de carro. Entre os principais projetos da Quantum está a instalação de placas solares em 80 UBS (Unidades Básicas de Saúde), da cidade de São Paulo. Ao longo dos 25 anos de contrato, o projeto deve evitar a emissão de, pelo menos, 24 mil toneladas de gases de efeito estufa. 

Além disso, a empresa participa de Parcerias Público Privadas na área de iluminação pública, nas quais a eficiência energética tem papel fundamental. Um exemplo é a conclusão de 100% da modernização do parque de iluminação pública da cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. Recentemente, vinte e sete mil pontos tiveram as antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes trocadas por luminárias com tecnologia LED, mais econômicas, sustentáveis, pois são feitas com materiais recicláveis e têm maior durabilidade.

Empregos verdes e o aumento de vagas

Investir em energia renovável é a melhor opção tanto para preservar o meio ambiente, quanto para gerar o maior número de empregos. É o que mostra um estudo divulgado recentemente pela WRI (World Resources Institute). Ele revela que a energia solar fotovoltaica gera, em média, 50% mais empregos do que investir a mesma quantidade de dinheiro em combustíveis fósseis. 

Isso porque a instalação de painéis solares, a restauração de ecossistemas ou a modernização para melhorar a eficiência energética, são atividades mais trabalhosas e capazes de gerar empregos locais, por necessitam de atuação in loco. Já a indústria de combustíveis fósseis é bastante automatizada e centralizada. 

Veja algumas carreiras verdes que devem ser impulsionadas pelo crescimento das empresas sustentáveis:

– Engenheiro de energia renovável: profissional que planeja, projeta e instala equipamentos a serem utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia. Também desenvolve estudos técnicos-econômicos para viabilidade dos empreendimentos.

– Instalador de painéis solares: faz a instalação, manutenção e reparação de painéis solares

– Responsável pela sustentabilidade: profissional responsável por fazer com que a empresa mantenha em sua gestão diária o foco na sustentabilidade

– Gestor de redes inteligentes: responsável pelo gerenciamento de redes informáticas que permitem otimizar a produção e distribuição da eletricidade.

– Técnico de Instalações de reciclagem: responsável pela separação ou reprocessamento dos materiais que chegam na instalação

Esses são apenas alguns exemplos de empregos verdes que devem estar cada dia mais presentes nas empresas. Uma mudança que já está sendo percebida pelo setor.  “O perfil está mudando, profissionais que têm formação em áreas tradicionais da engenharia, por exemplo, estão se atualizando e buscando especialização na área de energias renováveis”, finaliza Raquel.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio