fbpx

6 curiosidades sobre energia solar

6 curiosidades sobre energia solar

29/04/2022

6 curiosidades sobre energia solar


Escrito
por Quantum

Com a abundância de sol o ano todo e as altas tarifas de energia elétrica praticadas atualmente, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. E, o ano de 2022 promete novas luzes para o setor por aqui. Com previsão de movimentação financeira na casa dos R$ 35 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Mas, apesar de já se ter falado muito em energia solar, são poucos os que realmente conhecem sobre seu funcionamento e suas características. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre energia solar esta que vão surpreender você.

6 curiosidades sobre energia solar:

Não é o calor que gera energia solar

Se engana quem pensa que a energia solar funciona a partir do calor gerado pelo sol. É a luz do Astro Rei, mais especificamente a radiação solar, a responsável pela produção de energia.

Dessa forma, mesmo nos dias nublados ou durante o inverno o sistema continua produzindo. Isso acontece devido à alta tecnologia dos painéis solares na atualidade. Eles são, por exemplo, capazes de captar energia solar mesmo em períodos em que a radiação se encontra difusa.

Sem emissão de poluentes

Considerada uma das fontes mais limpa de energia, a fotovoltaica trabalha na transformação da radiação em energia elétrica. E isso a torna atrativa para quem deseja ajudar o meio ambiente, além da economia no final do mês. Sendo assim, a energia solar apresenta uma das melhores soluções para a sociedade que necessita de novas ações alternativas, tecnológicas e sustentáveis, no período de aquecimento global.

Custo X Benefício

Em meio à inflação, mudanças nas tarifas de energia e as constantes crises hídricas, a implantação da energia solar tem se tornado cada vez mais urgente. Ainda mais se levarmos em consideração que, com a economia gerada, o investimento se paga a curto prazo, já que hoje já existem várias linhas de financiamentos, bancando equipamentos e serviços.

A maioria dos consumidores que optam pela geração solar participam de um sistema de compensação, interligado à rede elétrica convencional da concessionária. Assim, toda energia gerada, mas que não foi consumida, é injetada intuitivamente na rede, suscitando créditos para o cliente e, portanto, mais economia.

A NASA utiliza energia solar no espaço

Outra das curiosidades sobre energia solar é que a própria NASA utiliza o sistema em missões espaciais desde 1960. Mais precisamente na Estação Espacial Internacional (ISS).

Inicialmente as placas eram usadas para abastecer os rádios, gerando quantidades pequenas de energia. Entretanto, com os avanços tecnológicos, hoje a energia solar abastece jornadas e possui amplo crescimento da exploração do espaço pelo ser humano.

Do total de quilowatts gerados durante o dia orbital, quase a metade fica armazenada em baterias para serem utilizadas quando a estação está na sombra da Terra, sem a luz solar.

Potencial brasileiro

Com uma localização geográfica privilegiada, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil tem uma enorme capacidade de ser referência mundial na produção de energia solar. O país tem potencial para produzir 15 trilhões de MW, o que representa quatro vezes mais do que uma usina hidrelétrica pode produzir no mesmo período.

Estrada solar

Na França, a empresa Wattway implantou a primeira estrada solar do mundo. A empresa cobriu um trecho de 1000 metros com células fotovoltaicas, nas ruas do vilarejo de Tourouvre-au-Perche, de um total planejado de 1000 quilômetros. Dessa forma, a energia gerada pela tecnologia utilizada nesse primeiro trecho será capaz de iluminar as ruas da cidade de 3.400 habitantes. Esse é o primeiro passo de um projeto de cinco anos que visa a geração de energia para 5 milhões de habitantes, 10% da população da França.

Quantum Solar

Na Quantum, o setor de solar atende a crescente demanda de clientes focados em sustentabilidade. Além, é claro, de proporcionar economia, autonomia e fornecimento de energia de qualidade através dos Sistemas Solares Fotovoltaicos.

São projetos de micro e minigeração fotovoltaica para comércio e indústria, com capacidade de geração de 1 kW a 1 MW, bem como de usinas de maior porte. Todos no modelo on-grid, que funciona com a compensação de crédito. Ou seja, quando há excedente na produção energética da unidade consumidora, essa sobra é “entregue” à concessionária.

Como o imóvel está conectado à rede é possível “devolver” os créditos à unidade consumidora. Sendo assim, estes são usados quando a produção das placas fotovoltaicas for menor que a demanda de um determinado período.