fbpx

Conheça os benefícios da energia solar para empresas

energia solar

20/08/2020

Conheça os benefícios da energia solar para empresas


Escrito
por Quantum

Para empresas brasileiras, a energia elétrica representa grande parte dos gastos fixos mensais. Isso torna constante a busca de CEOs, diretores e gestores em geral por maneiras de otimizar os processos, para reduzir o consumo energético e, consequentemente, a conta de luz. Nesse cenário, a energia solar fotovoltaica traz benefícios e surge como uma das melhores soluções, tanto pela eficiência energética (quantidade de energia gerada / custo) quanto pela questão ambiental.

Ao optar pela geração própria de energia através de sistema fotovoltaico, além de reduzirem sua pegada de carbono e formalizarem sua responsabilidade ambiental, empresas podem diminuir em até 90% seus gastos com energia elétrica. Podendo ultrapassar 90% da conta de luz em empresas de diferentes setores da economia, gerando mais competitividade e previsibilidade de custos ao empresário.

Cada vez mais empresários vêm percebendo as vantagens dessa modalidade de geração de energia. Segundo dados da Greener consultoria, somente no primeiro semestre de 2019, a implementação de energia fotovoltaica no Brasil foi de 92% do total instalado no ano anterior. No mesmo período, o valor total dos sistemas caiu 8,9%, indicando que as condições mais favoráveis para aquisição contribuem para o aumento do uso de energia solar fotovoltaica.

[Leia mais: O know how da Quantum em projetos de energia solar para empresas e instituições de Santa Catarina]

Apesar do crescimento, ano após ano, do uso desse tipo de geração de energia, tanto em empresas quanto em residências, ainda há quem desconheça os benefícios do uso da energia solar. Para que não restem dúvidas, listamos a seguir alguns motivos para você optar pelo uso de energia fotovoltaica na sua empresa.

MOTIVOS PARA INSTALAR SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NA SUA EMPRESA

Redução na conta de luz: A economia com os gastos de energia elétrica é uma das principais razões citadas por quem já optou pela geração própria com sistema fotovoltaico. Essa economia pode ser de até 90%, em alguns casos.

Incentivo fiscal: Através do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, de 2015, empresas dos mais diversos ramos podem obter incentivos fiscais pelo governo de 23 unidades federativas do Brasil.

Retorno sobre o investimento (ROI) satisfatório: A instalação de um
sistema fotovoltaico em empresas é capaz de gerar um ROI entre o período de cinco a seis anos, através da economia na conta de luz. Em plantas industriais, o período de amortização do investimento costuma ser de três a cinco anos.

Durabilidade e baixa necessidade de manutenção: A vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica gira em torno de 25 a 30 anos, sua empresa terá uma fonte de energia renovável, praticamente sem custo por cerca de duas décadas. Em condições normais, placas solares não requerem manutenção, e a limpeza é feita com água e sabão neutro.

Fácil instalação: Um dos aspectos que motiva a adoção dessa tecnologia
é o baixo impacto ambiental. Os painéis solares não emitem nenhum tipo de resíduo e não apresentam riscos à saúde dos usuários. O processo de instalação também é simples e não requer a necessidade de reformas para que o sistema seja compatível com a rede elétrica presente no local. A única limitação é o espaço disponível e a demanda contratada da unidade consumidora, que pode restringir o tamanho e a quantidade de painéis alocados para captação de energia solar.

Diferencial de mercado: O uso de energia solar é pode ser uma vantagem competitiva de sua empresa, agregando valor à marca, pois denota preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e com o futuro do planeta. Valores bem vistos pelos consumidores, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade.