Benefícios da energia solar para empresas: Instalação de painéis solares nos telhados pode gerar até 90% de economia

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 04.06.20

Ano após ano, a tarifa de energia elétrica – na maior parte dos municípios brasileiros – tem aumentado acima da inflação. A conta de luz representa o segundo ou terceiro maior gasto do setor de comércio e serviços. Esse fato fez com que CEOs de empresas dos mais diversos portes e áreas de atuação (da indústria e do comércio) buscassem maneiras de reduzir os gastos com a energia elétrica. O que fez com que a energia solar para empresas surgisse como uma excelente solução.

Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica se torna uma opção bastante eficiente, pois, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), pode trazer economia de 80% a 90% ao mês, e o investimento é recuperado entre três e sete anos, em média.

[Leia mais: Razões para investir em energia solar no Brasil]

Atualmente, os setores de serviços e comércio são responsáveis pela maior parte do consumo de energia solar fotovoltaica no país. Com quase 45% da potência instalada, e a indústria responde a mais de 8%, mas esse número tende a aumentar devido à crescente oferta de financiamentos próprios para instalação de sistemas solares.

BENEFÍCIOS DO USO DE ENERGIA SOLAR PARA EMPRESAS

Economia na conta de luz

Seja em empresas ou em residências, é impossível fugir da conta de luz. Entretanto, é possível reduzir (e muito) os gastos com energia elétrica. Empresas que instalam os dispositivos e painéis solares percebem, logo nos primeiros meses, uma redução significativa, nessa conta, que pode chegar a até 90%, em alguns casos.

Com a conta de luz, é possível fazer uma simulação do quanto sua empresa vai economizar com a instalação de um sistema de geração de energia solar. Fale com a Quantum Engenharia!

Facilidade na instalação dos painéis solares e baixa necessidade de manutenção

A instalação dos painéis fotovoltaicos (e demais estruturas para geração de energia solar) é fácil e rápida – devendo, obviamente, ser feita por profissionais capacitados. A tecnologia gera pouquíssimo impacto ambiental, e os painéis solares não produzem resíduos nem ruídos.

Praticamente não há necessidade de manutenção além da limpeza periódica, feita com água e sabão neutro.

Melhora a imagem da empresa

Há uma mudança em curso quanto aos hábitos de consumo da sociedade contemporânea. Essa mudança vem ocorrendo porque as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de reduzir o consumo de bens e de recursos naturais.

O mercado consumidor tende a se identificar com empresas engajadas e preocupadas com o impacto que suas atividades causam no meio ambiente. Assim, além de preservar o meio ambiente, reduzindo o uso de recursos naturais, a sustentabilidade é uma boa ferramenta de marketing corporativo.

[LEIA MAIS: Responsabilidade ambiental corporativa: Entenda como novos hábitos de consumo podem fazer uma empresa sustentável]

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E REDUÇÃO DE GASTOS FAZEM AS BUSCAS POR ENERGIA SOLAR AUMENTAREM NO PAÍS

Para o empresário e engenheiro Gilberto Vieira Filho, diretor da Quantum Engenharia, a preocupação ambiental e a diminuição dos preços dos equipamentos têm motivado a opção pelo uso de energia solar em empresas.

“Mesmo com a preocupação ambiental, na década passada, o investimento em energia solar demorava muito trazer retorno para as empresas. Somado a isso, ainda havia poucas opções de financiamentos e pouco investimento público no setor. Mas conforme o uso de energia solar foi se popularizando, a demanda pelo serviço vem aumentando e os custos, caindo”, explica o empresário.

[LEIA MAIS: Crescimento do uso de energia solar no Brasil comprova confiança no setor]

Para termos uma ideia, o empresário conta que o custo da matéria-prima caiu cerca de 50% nos últimos anos, com mais empresas produzindo os equipamentos. Como comparativo, o engenheiro explica que o investimento demorava cerca de 20 anos para ser totalmente recuperado, sendo o que o sistema tem durabilidade de 25 anos em média.

Mesmo com um crescimento de 580% nas instalações no ano passado, Vieira Filho acredita que o segmento deve continuar crescendo. “A tendência é que, além da popularização dos equipamentos, da facilidade de financiamento, os incentivos fiscais sobre a energia elétrica deixem de existir, o que deve tornar a energia solar ainda mais viável”, finaliza o engenheiro.

[LEIA MAIS: Conheça a maior usina solar em telhado de Santa Catarina]

A opção pela energia solar fotovoltaica pelas empresas vem contribuindo com a expansão do setor e com a compreensão do consumidor brasileiro em relação à importância dessa forma de geração de energia para tornar o Brasil uma referência em cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio