fbpx

Atitudes sustentáveis que salvam o planeta

28/05/2021

Atitudes sustentáveis que salvam o planeta


Escrito
por Quantum

Mais do que uma atitude nobre em prol do meio ambiente, incorporar na sua rotina medidas sustentáveis é fundamental se pensarmos em qualidade de vida a longo prazo. Com isso, cada dia fica mais evidente a necessidade de colocar em prática o uso consciente dos recursos naturais hoje, para que possamos utilizá-los mais para frente. 

E se engana quem pensa que isso é algo difícil. Todo o processo de adequação pode ser feito a partir da adoção de medidas simples como economia de energia elétrica, utilização de fontes alternativas de energia e tratamento do lixo. Da mesma forma que devemos cobrar das autoridades soluções efetivas para a diminuição da emissão de gases poluentes, o fim do desmatamento e o incentivo ao consumismo sustentável.

E se pensarmos em atitudes dentro das empresas? As mudanças a serem implementadas são praticamente as mesmas de uma residência, sendo que além das dicas citadas acima, ter um sistema de reciclagem de resíduos pode ser um ótimo investimento. Ainda mais se levarmos em conta que muitas companhias acabam ganhando uma nova fonte de renda com a venda de lixo reciclado. 

Outra recomendação simples está na substituição das lâmpadas antigas pelas de LED. Com isso, além de ajudar o planeta, você também irá aliviar o seu bolso no final do mês, com uma conta de luz menos salgada. Para se ter uma ideia, uma luminária LED de 4,5W corresponde a uma lâmpada incandescente de 60W, só que com uma economia de 55,5 W/Hora. 

Algumas pequenas mudanças são capazes de gerar um grande impacto, principalmente se todos comprarem a mesma ideia. Confira como ajudar a manter a saúde do planeta em dia:

Diminua o consumo de energia

O primeiro passo para começar a economizar está na troca das lâmpadas tradicionais por econômicas. Além disso, para reduzir o consumo diário de energia é importante adquirir novos hábitos. Como, por exemplo, não deixar equipamentos eletrônicos e lâmpadas ligados quando você não estiver no ambiente. Durante o dia, aproveite ao máximo a iluminação natural do sol.

Evite desperdício de água 

Que tal diminuir o tempo do banho e lavar a louça com a torneira fechada?! Só com esses simples cuidados você já garante uma redução significativa no desperdício de água em casa. Da mesma forma, reaproveite a água da máquina de lavar e utilize a da chuva para atividades não potáveis, como lavar calçadas e regar as plantas. 

Descarte corretamente o lixo

A reciclagem começa com a separação correta do lixo. Por isso, não misture material orgânico com o que ainda pode ser aproveitado e não esqueça de fazer a limpeza de todas as embalagens. 

Outro ponto importante está no descarte do óleo de cozinha, que jamais deve ser feito no ralo da pia. A maneira mais indicada é armazenar o material em garrafas PET bem fechadas e, assim que estiverem cheias, entregar em alguma empresa, cooperativas ou ONGs especializadas nesse tipo de coleta.

Use menos o carro 

Sempre que possível deixe seu carro em casa. Dê preferência por fazer pequenos trechos a pé ou de bicicleta, principalmente porque a queima de combustíveis fósseis é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global.

Diminua o uso de plástico

O plástico é um dos grandes vilões contra a sustentabilidade do planeta. Principalmente por estar presente em quase tudo do nosso dia a dia, ele é um dos maiores responsáveis pela poluição dos oceanos. Por isso, use mais copos e canudos reutilizáveis, se for ao supermercado não esqueça de levar uma sacola de tecido e substitua o tupperware por recipientes de vidro ou aço. 

Preocupações como estas estão presentes na cultura organizacional da Quantum Engenharia. Empresa catarinense que atua em diversos segmentos do setor elétrico em todo o país e preza pela qualidade e crescimento sustentável em seus projetos. Entre os seus diferenciais está o forte investimento em produção de energia solar fotovoltaica. Forma sustentável de gerar energia elétrica através da captação da luz do sol. Dessa forma, os recursos naturais podem ser usados de maneira abundante e renovável, sem afetar o meio ambiente.

Sistema fotovoltaico

Você já pensou na possibilidade de instalar um sistema de geração de energia que transforma a luz do sol em eletricidade, considerando que essa fonte, além de limpa e renovável, chega sem nenhum custo até você? Fale com a gente!