Luzes RGB

Iluminação cênica: entenda como funcionam as luzes RGB que decoram a cidade 

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 20.03.24

As luzes de uma cidade vão muito além de simplesmente iluminar um local. Elas também podem criar novas atmosferas e transformar espaços urbanos, edifícios e monumentos em verdadeiros espetáculos visuais. Além disso, essa técnica tem um nome: iluminação cênica, que utiliza tecnologia de luzes RGB para operar.

Entenda o que são as luzes RGB e como elas contribuem para a iluminação cênica de uma cidade.

O que são luzes RGB e iluminação cênica

Dispositivos de LED que emitem cores primárias são conhecidos como luzes RGB. Quando essas cores primárias emitem e são combinadas em diferentes intensidades, elas podem criar uma ampla gama de outras tonalidades no espectro visível – incluindo o branco. Essas cores primárias que dão origem a tudo são o vermelho (red), o verde (green) e o azul (blue). Essa é a explicação por trás da sigla RGB.

A técnica é amplamente utilizada na iluminação cênica. Porém, ao contrário das luzes convencionais, que emitem apenas uma cor fixa, as luzes RGB podem ser controladas para mudar de cor, criar padrões dinâmicos de cores e até mesmo serem sincronizadas com efeitos visuais, música ou outros elementos de um espetáculo. Com isso, consegue criar atmosferas envolventes e impactantes e ambientes que variam desde o romântico e acolhedor até o moderno e futurista.

Nas cidades, a iluminação cênica é utilizada para realçar a beleza e a arquitetura de edifícios, monumentos e espaços públicos durante a noite. Além disso, as luzes RGB têm sido cada vez mais adotadas para complementar ou transformar o ambiente.

A importância da iluminação cênica para as cidades

A iluminação cênica tem o poder de transformar a paisagem urbana. Com o auxílio apenas de um jogo de luzes, ela consegue torná-la mais vibrante, mais atraente e mais acolhedora. Com isso, é possível criar pontos de interesse visual e destacar a arquitetura de locais e casarões históricos, transformando-os em pontos de referência memoráveis. Essa experiência única orgulha moradores, atrai turistas e fortalece a identidade local. 

Exatamente isso está ocorrendo em Florianópolis hoje. A Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal da capital catarinense, exemplifica como a tecnologia de luzes RGB pode impactar uma cidade e promover um espetáculo visualmente impressionante. A iluminação cênica permite que a ponte se “vista” para eventos especiais durante o ano, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o período de Natal, por exemplo. O mesmo acontece na Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul do Estado.

No entanto, em ambos os monumentos, não há nenhuma lâmpada instalada. Segundo a Quantum, que executou os dois projetos, ali existem apenas luminárias, projetores e fitas de pontos LED. Esses elementos são suficientes para causar todo um show de luzes dinâmico e impactante para quem os observa.

A iluminação cênica, no entanto, também traz outras contribuições para as cidades. Por deixar as ruas mais iluminadas e convidativas durante a noite, ela também melhora muito a segurança. E também proporciona espaços públicos mais agradáveis para o lazer e o convívio social.

Como funciona a tecnologia das luzes RGB na iluminação cênica

Ao contrário do que pode parecer, a tecnologia de luzes RGB é muito mais simples do que se pensa. As técnicas de iluminação cênica não exigem a troca de lâmpadas ou uso de máscaras para modificar a cor da luz, por exemplo. As empresas podem controlar todo esse processo a distância por meio de softwares ou sistemas computadorizados . No caso da Quantum, que trabalha com esta tecnologia, por exemplo, todo o processo é feito a partir de um aplicativo de celular.

Ou seja: um clique é suficiente para alternar, intensificar ou ajustar as cores de acordo com um determinado cenário desejado. O uso de LEDs torna isso possível, pois eles têm a capacidade de produzir uma ampla gama de cores e podem ser controlados remotamente.

E na sua cidade, também existe este jogo de cores promovido pelas luzes RGB na iluminação cênica? 

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio