Não é segredo para ninguém que estamos enfrentando importantes desafios ambientais, e a crise hídrica é um dos mais evidentes atualmente no Brasil, sendo este considerado um dos piores quadros desde 1930.
Com baixo volume de chuvas, os reservatórios essenciais para geração de energia por hidrelétricas estão com os piores níveis em décadas e, consequentemente, a conta de luz está mais cara. Daí a urgência de buscarmos novas fontes de energia e que, principalmente, sejam renováveis.
A energia solar fotovoltaica é considerada um excelente investimento para pessoas e empresas que desejam explorar o sol como fonte de energia limpa. Para o gerente do departamento de Solar e Eficiência Energética da Quantum Engenharia, Dilsonei Rigotti, além de ajudar na prevenção ao meio ambiente, outro atrativo para a implantação do sistema é a economia: o uso da tecnologia traz redução de até 90% nas contas de energia elétrica.
A Quantum é referência no país na oferta de soluções completas em energia solar, com projetos de geração para indústrias, comércio e usinas. Por isso, para te ajudar a entender as vantagens de investir em energia solar, listamos os sete principais motivos que compensam todo o investimento. Confira:
Um dos benefícios mais conhecidos da utilização da energia solar fotovoltaica está justamente na economia na conta de luz. Principalmente porque nesse sistema você deixa de utilizar a energia proveniente da companhia elétrica e passa a produzir a sua própria. Isso é uma grande vantagem neste período em que os ajustes das tarifas e impostos sobre a energia elétrica deixam a conta de luz cada vez mais cara. Com os cálculos corretos do consumo mensal e uma instalação que conceda a capacidade necessária, é possível até mesmo reduzir a zero o seu gasto com eletricidade.
Os painéis fotovoltaicos são ótimas opções pelo custo-benefício que oferecem, sendo que o investimento se paga com a economia proporcionada na conta de luz. Além disso, os sistemas têm uma vida útil de mais de 25 anos, tendo como manutenção apenas uma simples limpeza anual. E tudo isso, principalmente, porque não possuem peças móveis. Portanto, quase não há desgaste mecânico. Outra vantagem importante está no fato de que eles são extremamente resistentes às mais diversas condições climáticas como, por exemplo, elevadas variações térmicas, chuvas de granizo e até neve.
Se você pudesse optar entre comprar uma casa “normal” e outra que gera a sua própria energia, qual seria a sua escolha? De acordo com um estudo realizado pelo laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, compradores estão dispostos a pagar um valor maior por um imóvel que tenha a instalação de placas solares.
A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas em regiões isoladas, onde não se tem rede elétrica. Principalmente pelo fato de ser mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível. Além disso, ela também contribui para o meio ambiente.
Na grande maioria das vezes, a distribuição de eletricidade pelas companhias elétricas é impedida devido ao perímetro geográfico de alguns lugares. Dessa forma, os painéis solares podem ser instalados independente das distribuidoras de luz. Assim, a energia elétrica chega até famílias e sedes agrícolas do âmbito rural.
A instalação do sistema fotovoltaico é bastante simples e feita em uma média de cinco dias. Geralmente não exige grandes alterações na rede elétrica atual e não há necessidade de grandes intervenções no imóvel. Na maior parte das casas, a instalação das placas é feita em estruturas já existentes e, caso alguma mudança seja necessária, as alterações serão pequenas.
Logo que o sistema for instalado e vistoriado, o inversor já pode ser ligado e a energia começa a ser gerada. A manutenção é mínima, compreendendo a limpeza semestral e a verificação ocasional dos componentes realizadas por uma equipe profissional.
A energia solar pode ser utilizada como uma solução limpa e sustentável, pois não produz efeitos nocivos à vida humana. Além disso, não agridem o meio ambiente, seja na sua instalação ou utilização. A geração de energia limpa evita a emissão dos gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.
Você sabia que pode construir uma usina em conjunto com mais pessoas e/ou empresas? É uma das modalidades da Geração Distribuída, criada pela Resolução Normativa 482/2012 da Aneel, responsável por possibilitar o compartilhamento de usinas de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) que estejam na mesma área de concessão ou permissão da distribuidora local.