100 mil vagas devem ser criadas pelo setor de energia fotovoltaica até 2020

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 12.04.17

Postos de trabalho precisarão de técnicos, profissionais de engenharia e de áreas administrativas

As energias renováveis são um caminho promissor para a economia de seus países. As projeções mostram que nesse ramo estão os postos de trabalho de um futuro muito próximo. O setor de energia solar, por exemplo, promete gerar 100 mil novos empregos diretos e indiretos no Brasil até 2020. Para o mesmo ano, a estimativa é de cerca de cinco mil novas empresas criadas para atender ao crescimento da demanda por sistemas de geração de energia solar. Os dados sobre a empregabilidade do setor são do Portal Solar, especialista da área.

Um dos motores do aumento de empregados no setor são conexões de micro e minigeração de energia fotovoltaica, planejadas para serem instaladas em construções de pequeno e médio porte, como residências e comércios. Estes sistemas estão cada vez mais acessíveis, principalmente em função da redução dos custos dos equipamentos necessários para este tipo de instalação. Na última década, a aquisição de energia solar barateou em 70%.

A catarinense do setor, Quantum Engenharia, gera 500 empregos diretos, em três filiais e cinco subsidiárias. “Temos a qualificação de nossos colaboradores como objetivo. É importante que eles acompanhem a expansão da empresa, inclusive no setor fotovoltaico, por isso temos programas de treinamento e outras ações de capacitação”, afirma o engenheiro Gilberto Vieira Filho, presidente da companhia. Ao longo dos anos, a Quantum Engenharia especializou-se também em instalações fotovoltaicas de pequeno, médio e grande porte.

Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo Portal Solar, a maior parte das novas vagas pedirá por profissionais com formação técnica. A geração centralizada, responsável pela construção e administração de grandes usinas deve criar cerca de 20 mil empregos. Os outros 80 mil postos de trabalho possivelmente serão vinculados a pequenas e médias empresas de energia fotovoltaica. Segundo as projeções, a média salarial para instaladores e técnicos será entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Também haverá oportunidades para profissionais de engenharia e para as equipes administrativas dessas companhias.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio