fbpx

O que é sistema on-grid de geração de energia solar e quais as vantagens dessa modalidade?

23/10/2019

O que é sistema on-grid de geração de energia solar e quais as vantagens dessa modalidade?


#sistema on-grid

Escrito
por Quantum

Um dos modelos de geração de energia solar por meio das placas fotovoltaicas é o on-grid (do inglês, “na rede”). Este consiste em ligar o sistema gerador (residencial ou comercial) à rede distribuidora local, entregando o excedente energético não utilizado na unidade consumidora.

O modelo on-grid funciona com a compensação de crédito. Ou seja, quando há excedente na produção energética da unidade consumidora, essa sobra é “entregue” à concessionária. Como o imóvel está conectado à rede é possível “devolver” os créditos à unidade consumidora. Estes são usados quando a produção das placas fotovoltaicas for menor que a demanda de um determinado período. 

Para ligar o sistema de geração por meio das placas fotovoltaicas à rede elétrica, é necessário autorização da concessionária, além de adquirir equipamentos próprios para essa função, como cabos especiais, inversor e relógio bidimensional.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA ON-GRID DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

O sistema de geração de energia solar funciona por meio de painéis fotovoltaicos que captam de energia/radiação do sol. Os painéis são ligados a um conversor que transforma a energia solar (corrente contínua) em energia elétrica (corrente alternada).

 A corrente alternada pode ser utilizada para ligar chuveiros, lâmpadas e todos os aparelhos elétricos da unidade consumidora. A energia gerada varia de acordo com a oferta de energia solar. Em dias nublados, há produção de energia fotovoltaica, mesmo que reduzida.

Nos modelos on-grid, quando o consumo é maior que a energia produzida, a unidade passa a receber energia vinda da rede de distribuição sem nenhum prejuízo de qualidade. Quando a produção for maior que o consumo, essa “sobra” é entregue à distribuidora e vira créditos de energia que geram descontos na conta de luz.

 [Para saber mais, leia: Por dentro da energia fotovoltaica: um pequeno guia]

Os créditos gerados podem ser usados ao longo de 60 meses, um grande benefício é que eles podem ser utilizados em outro imóvel que seja registrado com o mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora. Desde que estejam na mesma área de atuação da concessionária.

VANTAGENS DO SISTEMA ON-GRID

Dispensa o uso de baterias

Por não utilizar baterias para armazenar a energia gerada, o sistema on-grid tem vida útil maior (mais de 25 anos, em média), e menor custo de manutenção, pois não necessita trocar as baterias periodicamente. 

 

Permite a compensação de crédito

Como já foi dito, a compensação de crédito utilizando o excedente da produção é um grande benefício desse modelo, pois gera uma economia considerável na conta de luz.

 

Menor custo de implantação do sistema

Os custos de aquisição e implantação de um sistema on-grid são menores que os off-grid, e, cada vez mais, é possível financiar a compra, facilitando ainda mais o acesso da população à energia solar. 

 

Baixa demanda e custos de manutenção

Após instaladas, as placas fotovoltaicas não demandam manutenção além de uma limpeza com água e sabão neutro, que deve ser feita periodicamente, de acordo com as condições climáticas e o nível de poluição da cidade. Em situações normais (salvo tempestades, chuvas de granizo ou outros impactos mecânicos), as placas duram mais de 20 anos, mantendo o rendimento. 

 

Energia de melhor qualidade

Esse modelo de produção e armazenamento permite folgas no fornecimento de energia durante a geração, e isso causa impactos positivos nos períodos de produção alta e melhorando os níveis de tensão e a capacidade dos circuitos nos períodos em que a produção ficar reduzida.