Que devemos nos tornar consumidores mais conscientes, todos sabemos. Assim como é urgente repensar o modo como utilizamos a energia elétrica, pois a produção das hidrelétricas brasileiras (responsáveis por 90% da geração de energia no País) vem apresentando sinais de colapso há alguns anos. No entanto, ao lado das boas intenções – muitas vezes – há falta de informação, e nos habituamos a ter atitudes erradas achando que estamos economizando energia.

Este post é para você, que tem dúvidas sobre como economizar energia!

 

QUER ECONOMIZAR? CONHEÇA OS MITOS E VERDADES SOBRE CONSUMO DE ENERGIA

 

economizar energia

Devo trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.

As lâmpadas de LED duram duas vezes mais que as fluorescentes comuns (cerca de 50 mil horas), e seu uso gera uma economia de até 90%. A eficiência energética das lâmpadas de LED é bastante superior: utilizam 8 watts para produzir a mesma luminosidade de uma lâmpada incandescente de 100 watts.

 

Fazer “gambiarras” e emendas na instalação ou conserto de aparelhos ou chuveiro elétrico consome mais energia.

Consertos malfeitos interferem no consumo de energia pelos aparelhos e ainda é extremamente perigoso, pois aumenta o risco de explosões e curtos-circuitos. O ideal é utilizar sempre resistências e peças originais, verificar voltagem e potência e solicitar assistência técnica especializada.

 

Utilizar a grade da geladeira para secar roupas interfere no consumo de energia.

Essa prática sobrecarrega a geladeira, pois não permite a circulação correta do ar, fazendo com que consuma mais energia. Com o tempo, ainda pode queimar o aparelho.

 

Passar muitas roupas de uma vez é melhor que passar somente quando for usar.

O maior gasto energético é usado para esquentar o ferro até a temperatura ideal para passar as roupas. Se mantiver o aparelho numa temperatura constante, o consumo será menor que se ligá-lo para passar poucas peças de roupa.

 

Quando plugados na tomada, os equipamentos elétricos gastam energia mesmo desligados.

Aparelhos conectados à tomada recebem corrente elétrica mesmo quando estão desligados. O ideal é desligar todos os equipamentos que não estiverem em uso.

 

 

economizar energia

Chuveiros elétricos e outros aparelhos 220 V consomem menos energia que os 110 V.

A diferença é tão pequena que não altera significativamente o consumo e a conta de luz. Porém, os chuveiros ligados em 220 V permitem a utilização de condutores mais simples e de fios mais finos, que geram menor perda de energia.

 

Posso instalar o ar-condicionado em qualquer lugar, pois isso não interfere no consumo.

O correto é instalar os aparelhos condicionadores de ar no alto da parede, pois o ar quente sobe e o frio desce. Também é importante escolher um local em que não haja incidência direta do Sol.

 

economizar energia