Maior usina solar do Brasil é inaugurada em Pernambuco

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 09.10.15

Outubro iniciou com mais uma grande obra executada pela Quantum Engenharia em funcionamento. As centrais fotovoltaicas Fontes I e II, em Tacaratu, Pernambuco, foram inauguradas na última sexta-feira (25 de setembro).

As usinas Fontes I e II são as maiores fotovoltaicas em operação no Brasil e fazem parte do Complexo Fontes, a primeira usina híbrida do País. As duas usinas fotovoltaicas têm potência instalada de 11 megawatts – aumentando em 30% a capacidade instalada em geração de energia solar do Brasil –, e o parque eólico Fonte dos Ventos pode gerar até 80 megawatts. Os parques, juntos, são responsáveis por 340 gigawatts/hora por ano, o suficiente para abastecer 250 mil residências.

A estratégia de um parque híbrido é interessante tanto econômica quando ambientalmente, pois a infraestrutura e a conexão com as linhas de transmissão podem ser compartilhadas, diminuindo os custos; e os recursos naturais são explorados na sua totalidade. Estudos prévios na região mostraram que, quando há redução da incidência da luz solar, os ventos estão mais fortes, e vice-versa, gerando energia praticamente sem interrupção.

A inauguração do Complexo Fontes é um passo importante para o setor de energia limpa e renovável brasileiro, que tem despertado o interesse de governantes e empresários e apresentado importante crescimento.

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio