Pouca gente sabe, mas, em grande parte dos municípios brasileiros, a gestão da iluminação pública é terceirizada pela prefeitura a fim de garantir serviços de excelência desde o projeto e execução até a manutenção e atendimento ao consumidor. A Quantum Engenharia é responsável – sozinha ou em consórcios – por diversos serviços referentes à iluminação pública, como construção, automação e controle de subestações de energia e linhas de transmissão urbana e rural; iluminação pública viária e iluminação de realce; gestão, operação e manutenção de iluminação pública.

Conheça alguns trabalhos de iluminação pública realizados pela Quantum Engenharia

Gestão de iluminação pública

O objetivo desse modelo é a execução ordenada, planejada e controlada do conjunto de atividades voltadas para o adequado funcionamento de tal setor. Nas cidades que utilizam esse modelo de gestão, percebeu-se a redução do consumo de energia elétrica de grande parte dos pontos de iluminação pública, gerando economia para tanto para a prefeitura quanto para a população.

Redes e linhas de distribuição de energia

A Quantum efetua serviços de cabeamento em linhas aéreas e subterrâneas de distribuição de energia. Especialmente em centros históricos, tem se investido na retirada da parafernália de postes pesados, normalmente de concreto, e suas armações e transformadores que interrompem a visão da beleza arquitetônica das construções. Nos projetos de novos layouts para esses locais, são usados postes leves, de menor diâmetro.

Iluminação de realce

A modernização da iluminação de monumentos, praças e pontes é mais um serviço prestado pela Quantum a prefeituras e entidades. O projeto e a execução da iluminação de praças são feitos tendo como princípios a humanização dos espaços e os cuidados com o meio ambiente, conferindo uma atmosfera acolhedora e segura à população. Esses foram os pilares dos projetos das praças Hercílio Luz (São José), Esteves Júnior (Florianópolis) e Tiradentes (Joinville).

Outro grande trabalho de iluminação de realce foi feito nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a parte insular de Florianópolis ao continente. Por essas pontes passam, diariamente, mais de 200 mil veículos. Devido à importância dessas construções, toda tecnologia disponível para garantir a segurança dos usuários é bem-vinda. Foi por isso que, em 2013, toda a iluminação das pistas foi substituída por lâmpadas LED (Light Emitting Diode).

O sistema é composto de 210 luminárias LED com potência de 130W, que além de eficientes são decorativas. Com a implantação dessas lâmpadas, houve considerável melhora na iluminação, com maior luminescência e uniformidade; as luzes passaram a ser brancas, mais semelhantes à luz do dia, proporcionando melhor visualização pelos usuários, resultando em maior conforto visual e segurança para quem trafega pelas pontes.

Além disso, o sistema reduziu o consumo de energia em quase 50%, e os LEDs não possuem substâncias nocivas na composição, não agredindo o meio ambiente, ao contrário das lâmpadas tradicionais. A vida útil do LED é superior a dez anos, reduzindo cerca de quatro vezes a necessidade de fechamento das pistas para manutenção e troca de lâmpadas, contribuindo também para a melhoria da mobilidade urbana de Florianópolis. O projeto de modernização da iluminação das pistas das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos ficou em segundo lugar no Prêmio Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) 2015, categoria Iluminação Urbana.