Hospital veterinário da FIMCA, em Rondônia, economiza com projeto de energia solar desenvolvido pela Quantum Engenharia

Avatar Quantum EngenhariaPor Quantum Engenharia | 17.08.18

Administrado pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), o Hospital Veterinário de Porto Velho, em Rondônia, é o maior da região Norte. A instituição tem 3.000 metros quadrados e atende casos de diversas especialidades veterinárias, como pediatria, clínica, cirurgia e diagnóstico por imagem. O projeto, pioneiro na região, priorizou a geração de energia fotovoltaica para abastecer laboratórios, salas de aula, consultórios e clínicas. Tudo foi desenvolvido pela Quantum Engenharia, a fim de garantir a independência energética de fontes convencionais e ser energeticamente sustentável.

Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engrenharia, ressalta a importância socioambiental de desenvolver um trabalho como o do Hospital Veterinário de Porto Velho. “Essa tomada de consciência para a geração de energia limpa é muito importante. Além disso, atravessamos momentos de escassez de recursos hídricos, ou seja, além da energia fotovoltaica ser excelente ao meio ambiente, como uma atitude sustentável, é ainda um investimento muito inteligente. A FIMCA, assim como empresas e residências em todo o país, está atenta a essa mudança que, sem dúvida, representa o futuro energético mundial”.

 

ENERGIA SOLAR NO HOSPITAL VETERINÁRIO DE PORTO VELHO: ALGUNS NÚMEROS

Rondônia é um dos Estados brasileiros com maior irradiação solar. Para aproveitar esse potencial da melhor maneira, foram instaladas placas com potência total de 108,24kWp. Com a economia anual de cerca de R$ 62 mil, o tempo estimado para o payback (retorno do investimento) é de oito anos. Após esse período, o Hospital Veterinário de Porto Velho será abastecido por energia limpa e praticamente gratuita.

Quanto ao meio ambiente, durante o tempo de garantia de eficiência dos módulos fotovoltaicas instaladas no Hospital (80% no 25° ano), estima-se que a redução de CO2 lançado na atmosfera será de 1.864.434 kg, e 47.842 árvores serão preservadas.

Projeto de energia solar

 

[Centro comercial em Santa Catarina tem economia de 30% com energia solar.]

 

COMO SE DESENVOLVE UM PROJETO DE ENERGIA SOLAR?

Um projeto para geração de energia fotovoltaica envolve muitas etapas, desde o orçamento, os estudos sobre a área disponível para instalação dos painéis e sobre a melhor posição das placas, até a execução e o ligamento do sistema à rede distribuidora local.

O primeiro passo é realizar um orçamento prévio com base no objetivo de economia de energia e tamanho de área disponível para colocação dos painéis. Isso significa entender o quanto a empresa deseja economizar em energia elétrica convencional e se há espaço para as placas receptoras de irradiação. Com isso, o cliente tem uma noção do quanto deve investir e em quanto tempo deve ter o retorno desse investimento.

Em seguida, é feito um orçamento mais detalhado que envolve estudos de área e irradiação solar da cidade e lugar exato de onde as placas são instaladas. O sistema usado para simular a geração de energia solar dos sistemas instalados tem uma alta assertividade baseado em média de geração dos últimos 20 anos usando uma fonte de dados de irradiação da NASA e SWERA. Após esse processo, é feita a instalação das placas e a conexão do sistema na rede de distribuição de energia da concessionária.

 

Projeto de energia solar

Newsletter

    Ao se inscrever, você concorda com nossa política de privacidade

    wid.studio