Antes restrita somente para grandes empreendimentos, atualmente a energia solar está cada vez mais acessível. É possível instalar um sistema de geração de energia solar para atender a demanda de residências ou mesmo de indústrias inteiras, prezando por uma atitude sustentável. Atrativos que fizeram com que a energia solar registrasse crescimento expressivo nos últimos anos, tornando-se uma escolha extremamente acertada.

Esse aumento na preocupação pelo consumo de energia limpa pode ser percebido nos números registrados pela Quantum Engenharia em 2016. A empresa teve incremento de 580% em vendas de sistemas de energia solar distribuída no período de janeiro a novembro. Foram executados projetos completos em residências e empresas, prova de que a geração de energia solar pode ser adaptada para diferentes necessidades.

Alternativa consciente

Cerca de 70% da energia que consumimos atualmente é proveniente de hidrelétricas. Uma fonte agressiva ao meio ambiente, pois gera desmatamento, alagamento de áreas e destruição da fauna. Além disso, a escassez de recursos hídricos gera o encarecimento da produção. Pensando nestes fatores fica evidente o porquê investir em energia fotovoltaica.

Em tempos de preocupação com a eficiência energética, estar atento às mudanças nos anseios da população é decisivo para manter o crescimento. Olhar para o futuro é o que faz com que soluções reais sejam oferecidas e é com isso que a Quantum Engenharia se preocupa. Até 2050, por exemplo, de acordo com o Plano Nacional de Energia, 13% da demanda brasileira deve ser suprida por meio de painéis fotovoltaicos.

Para que a energia solar seja uma realidade para toda a população, desde o início do ano uma parceria com a Unicred SC/PR facilita a aquisição de tecnologia e equipamentos para a produção de energia fotovoltaica na região de Florianópolis, capital catarinense. O Crédito Energia Solar tornou mais acessível a instalação de sistemas que, em média, proporcionam retorno médio do investimento em sete anos.

É nisso que a Quantum Engenharia acredita. Transformar o modo como produzimos energia, oferecendo geração de energia solar limpa e sustentável é essencial para o equilíbrio do nosso planeta e uma necessidade iminente.

Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia