A produção de energia fotovoltaica é uma maneira eficiente de agregar valor a um imóvel, de economizar todos os meses com a conta de luz e, ainda, conferir a uma marca valores de sustentabilidade. Levando esses conceitos em conta, a Quantum Engenharia elaborou o projeto e executou o sistema de produção de energia solar do San Blas Residence, empreendimento localizado no bairro João Paulo, em Florianópolis.

No total, serão instalados 24 módulos fotovoltaicos capazes de produzir anualmente 8.148 kWh de energia.  A estimativa é que o tempo de retorno do investimento seja de sete anos. E no período de 25 anos (considerando a vida útil total do sistema) o investimento deve render uma economia de R$ 203.806,65.

Este é o primeiro empreendimento da Lumis Construtora que oferecerá aos seus futuros moradores a geração de energia fotovoltaica nas áreas comuns do prédio. O objetivo, segundo a construtora, é apresentar um residencial focado nas tendências de inovação, sustentabilidade e também para criar indicadores do sistema que poderá ser utilizado também em outras obras da Lumis.

Em um primeiro momento apenas as áreas comuns serão beneficiadas pela geração de energia solar, entretanto, será possível ampliar o sistema.

 

Produção de energia solar para grandes empreendimentos

 Além de realizar projetos para residenciais, como é o caso do San Blas, a Quantum também se destaca no mercado industrial e empresarial. A empresa realiza e executa obras de sistemas para grandes empreendimentos comerciais, como é o caso do Centro Empresarial Terra Firme, em São José, na Grande Florianópolis.

Outro projeto de destaque da Quantum é a Agrosem, cooperativa de Canoinhas (Norte de Santa Catarina), que recebeu 555 paineis fotovoltaicos com uma potência instalada de 177,60 kWp.

 

geração de energia solar